É verdade que para um bom jardineiro, mesmo os de final de semana, não existe época do ano sem flores ou sem cor. Graças ao clima temperado do Brasil é possível cultivar as mais variadas espécies sem grandes esforços. Porém é na primavera, quando a temperatura fica temperada durante o dia e temos maior tempo de exposição solar que vemos ama grande explosão de cores e perfumes por todos os lados.

Confira nossa seleção das nossas flores da primavera preferidas, que você pode cultivar no jardim, nos vasos para flores (veja o post que explicamos sobre as principais diferenças de vasos) e até em algum terreno vazio próximo à sua casa.

Flores ideais para pequenos espaços

Azaleia, Bromélia, Orquídea, Gérbera, Lírio e Tulipas:

flores da primavera tulipas

São flores delicadas de aparência aveludada das pétalas. Além desse toque de extrema delicadeza são plantas que gostam de luz indireta e podem ser regadas duas vezes na semana. Ou seja, são plantas ideias para apartamentos e pessoas com a vida muito agitada, que podem acabar não disponibilizando de muito tempo para cuidados.

Jasmim, Violetas :

flores da primavera jasmin

pequenas e muito coloridas se adaptam a pequenos espaços e também podem ser cultivadas dentro de casa ou em ambientes com luz indireta. São plantas que exigem do cuidador um pouco mais de atenção, com rega diária, poda e enriquecimento da terra de tempos em tempos.

Flores para médios e grandes espaços

Girassol:

flores da primavera girassol

Apesar de ser uma planta que não ocupa muito espaço e pode também ser cultivada em pequenos espaços se plantado direto na terra pode chegar quase a dois metros de altura, com flor exuberante. A rega não precisa ser diária, mas a exposição ao sol é essencial.

Azálea ou azaléia:

flores da primavera azalea

são pequenos arbustos, que se adaptam a médios espaços mas se desenvolvem de forma deslumbrante em jardins. As flores surgem em cachos de cores intensas que variam do magenta ao branco. Demandam rega diária, ou no mínimo a dias alternados.

Camélia ou jasmim-do-Cabo:

flores da primavera camelia

Outro exemplar de beleza para médios e grandes espaços com aroma inigualável. Costuma florescer já no final do inverno sinalizando a chegada da primavera. As flores são duradouras e multicoloridas, podem ser encontradas em carmim, branco, rosa ou creme.

Rosa:

flores da primavera rosa

Existem espécies dos mais variados tamanho, desde miniaturas à rosas gigantes, as rosas são plantas ornamentais resistentes e que se adaptam perfeitamente ao clima tropical. Podem ser cultivadas em vasos mas é em jardins que todo seu potencial pode ser desfrutado, principalmente pela manhã e final do dia quando seu perfume se torna mais perceptível.

Você pode ainda explorar ainda mais a diversidade florindo seu jardim até as alturas com pés de cerejeiras, amendoeiras, primaveras e as delicadas Wisterias (glicínias). Tudo depende do seu espaço disponível e tempo para cuidar de cada uma como demandam. As ferramentas necessárias você já conferiu aqui no blog, caso não tenha visto ainda clica aqui e confira se já está bem paramentado.

Equipe FloraMorumby