Seu jardim está todo planejado e você dispõe de espaço e uma boa área de luz? Árvores frutíferas em vasos podem ser exatamente tudo o que você precisa para encher seu ambiente de perfume, cor, vida e aves.

Além de dar o equilíbrio nas composições do jardim as árvores frutíferas atraem diferentes espécies de aves, que deixam qualquer ambiente naturalmente muito mais alegre energizado. Acompanhe aqui o passo a passo, desde o plantio até a escolha das árvores de acordo com a sua região.

Escolhendo o vaso ideal

arvore frutifera no jardim vaso

Essa decisão vai definir seu sucesso ou fracasso absoluto nessa empreitada. Para que as mudas possam se desenvolver adequadamente é preciso que exista espaço suficiente para o desenvolvimento das raízes, furos na base para a vasão de água em excesso, altura suficiente para que o substrato e terra sejam suficientes para nutrir a árvore de maneira satisfatória. A sugestão é que o vaso para plantio não tenha menos que 20litros de capacidade, pense sempre na árvore in natura, quando maior o vaso mais ela irá se desenvolver, os em formato abaulado são os mais recomendados. (Neste Post falamos um pouco mais sobre os tipos de vasos que você pode escolher para sua planta)

Preparo para Plantio

arvore frutifera no jardim plantio

 

A terra para plantio é preciso estar bem preparada, rica em nutrientes e húmus. Faça isso misturando 50% de terra preta, orgânica, com 50% de areia de rio lavada. Para uma boa drenagem prepare também o fundo do vaso deixando um espaço de até 15cm de altura com pedriscos, cacos de telha ou tijolo, pode sobrepor com uma camada de manta para evitar a perda de terra e sobrepor com argila. Pronto, agora é colocar um bom punhado de terra para que as raízes possam crescer livremente e posicionar a muda ao centro do vaso, preenchendo todo o redor com terra e finalizando com pedriscos e rega abundante.

A escolha das mudas

arvore frutifera no jardim mudas

O clima tropical do Brasil favorece ao cultivo de uma enorme variedade de frutas, algumas se adaptam melhor a vasos, como a Amoreira, Jaboticabeira, Romãzeira, Pitangueira, Grumixameira, Aceroleira e a Laranjeira Kinkan. Os cuidados são muito semelhantes, rega no mínimo em dias alternados, exposição diária ao sol direto por pelo menos 6 horas diárias. A adubação deve ser reforçada antes da frutificação, logo que despontarem as flores. Use composto orgânico preparado com mix de secos e molhados, ou fertilizantes líquidos não tóxicos, existem ótimas soluções em adubo para árvores frutíferas. As podas são essenciais para manter o tamanho das plantas e seu bom desenvolvimento, sempre fora da época de flores e frutos de cada uma.

Algumas plantas diferentes de cada região

arvore frutifera no jardim carambola

  • Região Norte: Bacupari, Araçá-boi, Seriguela, Acerola, Carambola
  • Região Nordeste: Caju-miniatura, Imbu,Araticum-liso, Murici, Ameixa-da-mata
  • Região Centro-Oeste: Bacupari, Guabiroba-do-campo, Pitanga-do-cerrado, Camboim, Araçá-comum
  • Região Sudeste: Cambuci, Grumixama, Guamirim, Cabeludinha, Jabuticaba-graúda
  • Região Sul: Marmelinho, Goiaba-serrana, Uvaia, Omã, Figo

Equipe Flora Morumby