O melhor amigo das plantas é o Sol – a grande maioria delas depende dos raios solares para crescerem e darem vida ao ambiente. Esse fator fez com que vários especialistas em paisagismo e jardinagem se interessassem pela sua influência, afinal, o número de horas de Sol ao longo do ano varia, e ao ter uma projeção dos períodos ensolarados, é possível planejar quando uma espécie irá brotar ou florescer.

Tudo isso tem a ver com o famoso fotoperiodismo – a palavra é grande, mas seu entendimento é muito simples, a gente explica:

Antes de tudo: o fotoperíodo

Ele é o termo utilizado para indicar o tempo de exposição à luz que as plantas recebem ao longo do dia. Em outras palavras, é a relação de horas em que elas estarão expostas à luz e à escuridão durante o seu desenvolvimento.

FloraAlerta: o fotoperíodo deve ser estudado tanto em cultivos indoor quanto ao ar livre.

Fotoperiodismo

Nada mais é que a reação da planta ao fotoperíodo. Algumas espécies são classificadas como neutras (ex.: milho e arroz), pois dependem somente da quantidade de água e de uma temperatura ideal para se desenvolverem, porém, existe uma variedade enorme de plantas que dependem da duração de um dia para crescerem em certa época do ano.

Por que algumas plantas só florescem em determinada época do ano?

A luz influencia de maneiras diferentes cada tipo de flor, fazendo com que cada uma floresça em um tempo diferente. Há duas classificações de plantas “fotoperiódicas”: as de dia longo, e as de dia curto. A resposta aos estímulos luminosos se dá pela percepção de luz, que envolve o fotorreceptor fitocromo – uma proteína azul-esverdeada.

Plantas de dia curto

Costumam florescer no fim do verão, no inverno e no outono. O fotoperíodo é favorável a elas quando o tempo em que está escuro é maior, gerando resultados nos dias curtos de inverno e nos longos de verão.

Exemplo: morangueiro, macieira.

Plantas de dia longo

Ao contrário das de dia curto, exigem um período maior de luz para se desenvolverem. Costumam florescer no fim da primavera ou durante o verão.
Exemplos: begônias, flores de maio, poinsétias, alface.

Curiosidade: algumas plantas de período longo só respondem se receberem algum tipo de estímulo, como por exemplo temperaturas específicas – isso acontece com o trigo de inverno, que só floresce se ficar exposto a menos 10 graus.

Os Fitocromos

Fitocromo F – forma ativa, se transforma em R quando absorve luz vermelha de onda mais longa. É mais instável durante a noite, convertendo-se.

Fitocromo R – forma inativa, se transforma em F quando absorve luz vermelha de onda mais curta. Depois de um longo período de escuridão, a planta pode apresentar somente ele.

Controlando o fotoperiodismo

Coloque lonas pretas para provocar sombra sobre as plantas, simulando a noite para as plantas de dia curto. Para as de dia longo, utilize coberturas artificiais de luz.

E aí, incrível como a luz do Sol pode influenciar no desenvolvimento de uma planta, não é mesmo? Quais são suas preferidas? Conte para nossa equipe nos comentários. Até a próxima publicação 😉

Equipe FloraMorumby