Jardinagem é uma atividade terapêutica, uma forma simples de consumir alimentos orgânicos e frescos além de também deixar o ambiente muito mais bonito com as cores e texturas de cada planta.

E na hora de manter as plantas, trocar a terra, adubar e pulverizar, você sabe qual o material indispensável para cuidar do seu vaso, jardineira ou jardim sem passar por apuros ou ter que improvisar?

Vasos e Jardineiras

 

Luvas:

Suas mãos merecem proteção e muito cuidado para não sofrer com espinhos, queimaduras por causa de lagartas ou pequenos cortes durante o manuseio das plantas. Escolha uma que seja confortável e se ajuste adequadamente ao tamanho das suas mãos. Manter elas sempre limpas após o uso vai garantir uma durabilidade maior.

Pá de mão:conjunto jardim para jardinagem

Pequena e larga é uma peça indispensável para trabalhar pequenos espaços, o material varia e pode ser encontrado desde a de alumínio ou até modelos em fibra de vidro, que são mais fáceis de limpar. Elas são ideais para preparo dos vasos e jardineiras, misturar matéria orgânica à terra, transplantar pés de lugar apoio para plantio de pequenas mudas.

Pulverizador:

pulverizador para jardinagem

Hora ou outra suas plantinhas podem ser atacadas por insetos, ou mesmo precisar de reforço na adubação e é aí que o Pulverizador entra. Para pequenos espaços o ideal é o borrifador de mão. É sempre bom ter pelo menos dois em casa, um apenas para adubação e água e outro específico para anti-pragas.

Tesoura de jardinagem:

tesoura para jardinagem

Toda plana para crescer bem precisa ser podada, cada uma em seu período específico, nunca durante a floração. A tesoura de jardinagem é outra ferramenta chave para o sucesso no cuidado do jardim. Confira sempre o calendário de podas ideias e não deixe de atender a necessidade diferente de cada planta.

Jardins e hortas

Além das ferramentas que descrevemos acima essas são indispensáveis para lida em ambientes maiores que exigem mais energia e volume de trabalho. A função das ferramentas são sempre facilitar a sua vida, então preste atenção nas suas necessidades e do seu espaço verde.

Garfo Largo, sacho ou cultivador:

garfo para jardinagem

Essa ferramenta lembra um grande garfo mas do tamanho ideal para ser manuseado com uma única mão. Pode variar no material que é feito, entre alumínio e fibra de vidro escolha o que te fizer sentir mais confortável e seguro no manuseio, e é a ferramenta ideal para afofar a terra, tirar pequenas ervas daninhas próximas à planta que pode ser usada em jardineiras ou pequenas hortas.

Transplantador:

pa para jardinagem

Para hortas e jardins floridos essa ferramenta que se assemelha a uma enxadinha funciona para abrir os buracos, em terras já afofadas e adubadas, na profundidade ideal para o desenvolvimento da raiz da planta. Esse detalhe você pode verificar no seu fornecedor de mudas ou até mesmo nas orientações das embalagens de sementes.

Enxadinha:

enxada para jardinagem

Para romper grandes espaços de terra, tirar ervas daninhas e raízes para o preparo da terra é uma peça chave para uso. Leve mas eficaz, torna a atividade muito mais eficiente e pode ser trabalhada em pequenos e médios espaços de jardim.

Dependendo do cultivo escolhido existem ferramentas específicas e cuidados direcionados também, confira sempre as informações sobre a espécie antes de iniciar seu cultivo.

Equipe FloraMorumby