A escolha do melhor vaso passa por várias questões: sejam elas estéticas ou não, é sempre difícil decidir. Tantos tamanhos, materiais, acabamentos e possibilidades de combinações entre plantas e vasos são possíveis, que muitas vezes a escolha se complica.

Tudo bem, vamos ajudá-los a tomar uma boa decisão.

Como escolher um vaso para minha planta?

Para começar, com os espaços internos não é preciso tanta preocupação, afinal, o material não será atingido pela ação de chuva e sol como nas áreas externas.

O tamanho dos vasos deve ser proporcional ao crescimento da planta, ou então você terá que trocar de vaso com o tempo. O tamanho do vaso não limita o crescimento da planta, apesar de muitos acreditarem nisso.

Como escolher um vaso para minha planta

Outra boa dica é não exagerar nos enfeites e cores dos vasos, e deixar que a planta seja o elemento principal. Ela é o ator principal, e o vaso deve somente acomodá-la bem e valorizá-la.

Sobre os materiais dos vasos, são eles:

• barro (cerâmica);
• cimento (concreto);
• vidro;
• plástico;
• metal (mais usados como cachepot, por causa da ferrugem);
• fibra de coco;
• polietileno.

Vaso de cerâmicaOs vasos de cerâmica são ideias para ambientes externos, são bonitos e podem ou não apresentar manchas com o tempo. Caso queira apressar o surgimento das manchas, pode-se usar iogurte ou adubo (espalhar no vaso). Se preferir os vasos sem manchas, deve-se usar tinta impermeabilizante por dentro dos vasos. Essa prática, porém, pode deixar as plantas com raízes muito úmidas. Além de resistentes, os vasos de barro são frescos, deixando as raízes das plantas mais protegidas das altas temperaturas, retendo melhor a umidade. No sol, podem ressecar, portanto é bom manter a terra umedecida. Os furos na base são fundamentais para a saúde da planta: uma boa drenagem é necessária em qualquer tipo de vaso.

Os vasos de cimento também são bastante resistentes, duráveis e bonitos, ficam muito bons com plantas de grande porte. Eles tem boa durabilidade e ficam ótimos em áreas externas. São pesados, e essa é sua desvantagem, não permitindo mudanças de lugar com tanta facilidade.

Os vasos de madeira são cachepots, na verdade, exigindo que sejam usados vasos de plástico ou outro material em seu interior. São ótimos para decoração em áreas internas, e precisam de verniz protetor se forem ficar em áreas externas, pois o sol e chuva podem estragá-lo.

Assim como os de madeira, os vasos de vidro ficam bons em áreas internas. Cuidado com o transporte, são frágeis. Muito usados para plantas que ficarão de forma temporária, imersas em água como decoração de ambientes..

Os vasos de polietileno são leves, duráveis e muito bonitos. Possuem muitos formatos e acabamentos diferentes, são bem versáteis. A má notícia é que desbotam com o tempo, especialmente sob o sol forte.

Os vasos de plástico são baratos, adequados à plantas menores, e como desvantagem apresentam ressecamento e quebra fácil. São indicados para ambientes internos, pois esquentam muito e podem prejudicar as plantas se ficarem em áreas com muita luz solar.

Os vasos de fibra de coco estão sendo usados em substituição ao xaxim, cuja venda foi proibida. São ideias para samambaias e avencas, bem como orquídeas.

Vaso de fibra de coco

A escolha do vaso mais adequado à sua planta passa, portanto, por diversos fatores. O mais importante de todos é garantir o bem-estar da planta para que cresça, floresça e possa proporcionar beleza ao ambiente.

Equipe Flora Morumby