Quem está envolvido no mundo da agricultura, paisagismo e floricultura sabe que os fertilizantes são indispensáveis no dia-a-dia do cultivo de algumas espécies. Temos consciência da importância que ele tem, e por isso, resolvemos fazer um post com tudo o que você precisa saber sobre fertilizantes e suas utilidades, vem conferir:

Antes de tudo: a necessidade das plantas

Para uma planta crescer de forma rica e saudável, são necessários diversos nutrientes, que serão absorvidos em determinada quantidade nas etapas do desenvolvimento do vegetal. A quantidade e o tipo de nutriente é diferente para cada espécie, uma pode precisar muito de um X, enquanto a outra precisa somente de Y.

Macronutrientes: são os mais procurados pelos organismos das plantas, alguns exemplos são carbono, oxigênio, potássio, fósforo, nitrogênio, magnésio e cálcio.

Micronutrientes: estão relacionados com o metabolismo secundário, como ferro, cobalto, manganês e boro.

Tantos os micro, quanto os macronutrientes, precisam estar presentes nas etapas de desenvolvimento da planta, e quando isso não acontece (devido a solos pobres ou lixiviação), utilizamos os fertilizantes.

Qual a principal função do fertilizante?

Garantir que não haja déficit de nenhum recurso para a produção de determinada planta.

Tipos de fertilizantes

Minerais

Também conhecidos como inorgânicos, são preparados industrialmente e de forma sintética através da separação de alguns compostos. Variam de acordo com a matéria-prima, sendo divididos em fosfatados, nitrogenados e potássicos.

Mão na massa: são absorvidos rapidamente pelos vegetais, porém é preciso utilizar diversas doses para que o efeito dure no período desejado.

Composição: podem ter tanto macronutrientes quanto micronutrientes, além de sulfato e/ou cloreto de amônio.

Orgânicos

São produzidos por meio de resíduos animais e vegetais para garantir os elementos nutritivos necessários às novas plantinhas.

Mão na massa: sua ação é mais lenta quando comparada à do mineral, isso se dá pelo fato de que as moléculas da planta deverão transformar os compostos orgânicos para a sua absorção. Por outro lado, o efeito desse tipo de fertilizante dura mais, exigindo poucas doses.

#DicaFloraMorumby: eles são ótimos para a recuperação da terra porque permitem a reprodução de bactérias (benéficas), aumentando a fertilização e a captação de água.

Biofertilizantes

A opção mais moderna de adubo para plantas. Sua principal vantagem: é sustentável, sendo uma alternativa aliada ao meio ambiente – essa é uma preocupação que muitos agricultores deveriam possuir.

Mão na massa: tem consistência líquida, portanto devem ser pulverizados diretamente nas folhas. Sua absorção também é lenta, como a dos orgânicos.
Composição: são produzidos por fermentação anaeróbica entre vegetais e estercos.

Onde comprar fertilizantes

A Flora Morumby está no mercado de Jardins e Paisagismo a mais de 20 anos, e agora está com uma plataforma online para facilitar a sua maneira de comprar. A loja possui fertilizantes minerais, orgânicos e químicos, basta escolher o seu. Aproveite para conferir as novidades nas sessões de vasos, materiais para plantio, ferramentas e equipamentos.

Caso tenha alguma dúvida sinta-se livre para nos perguntar nos comentários! Qual fertilizante você acredita ser o melhor? Qual você utiliza na produção de suas plantas? Conta pra gente. Até mais 🙂

Equipe Flora Morumby