Com o fim do calor extremo e com as temperaturas mais amenas, podemos notar um período de alternações da natureza. Com o friozinho da manhã e um sol mais ameno ao longo do dia, há um processo de mudanças também nas plantas, percebemos, então, uma temporada de tons mais terrosos, folhas secas ao chão e a natureza num processo de hibernação para, na sequência ao inverno, ofertar-nos com sua florada e seus frutos. Contudo, o outono também é marcado por suas flores típicas que tem como característica principal mais resistência e coloração mais intensa, o que atrai charme à decoração. As flores do outono são bastante cobiçadas entre os apreciadores e o período é propício para o plantio de algumas espécies, já que o solo mantém o calor um pouco acima da temperatura ambiente e o ar já não está mais tão seco. Vamos, então, conhecer algumas delas a seguir.
Tulipas
Encontradas em países como a Holanda e a Rússia, as Tulipas são conhecidas como flores que gostam do frio. Extremamente delicadas, suas flores nascem através de bulbos e tem duração curta, em torno de sete dias. Um cuidado curioso para dar mais longevidade às flores está no uso de cubos de gelo à terra como forma de manter um pouco mais frio o espaço mais próximo às raízes e constantemente úmido.
Flor de Maio
Pertencente à família das suculentas e dos cactos, como o próprio nome já sugere é uma flor que desabrocha tipicamente no mês de maio. Com capacidade de reter líquido em suas folhas e caules, não precisa ser regada constantemente e é ideal para ser colocada em local onde não haja sol direto.
Begônias
Delicadas, gostam do clima mais ameno para crescerem mais saudáveis. São ideais para vasos médios e florescem, geralmente, em três meses após o plantio.
Orquídeas
Comumente conhecidas por uma diversidade grande de tipos de flores, são “a menina dos olhos” de muitos. Duas de suas espécies são destaque para o período mais frio: a Cymbindium e a Cattleia. A segunda, é mais comum de ser encontrada, e tem flores bastante perfumadas. Geralmente são usadas em arranjos e estando em área iluminada, mas sem sol direto, e com regas ocasionais costumam ter boa durabilidade.
Azaleia
Planta tipicamente asiática, as Azaleias costumam florescer de agora até o inverno. São resistentes e podem ser cultivadas tanto em vasos como diretamente no solo. Vão bem com luz direta e não precisam ser regadas diariamente.
Margaridas
Com pétalas que podem ser queimadas pelos raios solares, as Margaridas preferem períodos com temperaturas mais amenas. São fáceis de serem cultivadas, podendo ser destinadas a vasos ou jardins. Sua germinação é basicamente rápida, em média de 7 a 21 dias. As regas devem ser direcionadas ao solo, que não pode permanecer seco. Com flores bem abertas, as Margaridas são facilmente encontradas e são bastante apreciadas por sua beleza.
Equipe Flora Morumby