As plantas apresentam diferenças estruturais marcantes entre elas, os tipos de solos, clima local e, inclusive, o tempo de dedicação para os cuidados são características que precisam ser pensadas e levadas em consideração quando na escolha de quais tipos decidir para seu jardim.

Há quem esteja disposto a acertar a qualidade do solo, por exemplo, e recuperar um solo seco e transformar suas características, no intuito de receber uma planta específica. E essas condições exigirão cuidados específicos e constantes.

Mas também há quem não queira se preocupar com os cuidados a mais. Ou não possa fazer isso. Ou queira, ao contrário, aproveitar esse solo em sua forma natural. E sim, existem plantas adequadas e específicas para solo seco. As preocupações com os cuidados são, inclusive, bem menores, já que essas são mais resistentes.

Conheça algumas plantas específicas para solos secos. São plantas que resistem bem ao tempo seco, ao sol extremo, ou à sombra constante e, até mesmo, aos cuidadores inexperientes.

Cactos – duram anos e anos sem cuidados específicos! Ideias para quem não tem muito tempo de dedicação. Ideal para áreas externas e exposições solares direta. Precisam de água uma vez na semana, podendo aguardar por até dez dias. Existem muitas espécies da planta e muitas delas consideradas exóticas por suas características. São plantas que costumam chamar a atenção por sua beleza.

Iúca – trata-se de uma espécie bastante procurada e trabalhada no paisagismo. É ideal para ambientes internos, mas também é bastante utilizada sob a luz direta. As regas precisam ser espaçadas, aguardam tranquilamente uma semana. Um cuidado adicional é em relação às folhas, por juntar muito pó, principalmente em ambiente interno, precisa de limpeza vez ou outra na região.

Dasilírio – convive bem em ambientes diversos. Gosta de sol intenso e pouca rega. Uma característica específica da espécie precisa ser avaliada, suas hastes possuem serrilhas e podem machucar. É uma planta não recomendada para áreas de grande circulação.

Lança de São Jorge – de crescimento bem lento, é uma planta com boa resistência. Vive bem com sol direto e rega semanal. Uma dica importante é que o local do plantio deve ter boa drenagem de água. É uma planta de raízes sensíveis e que com a presença, ou retenção, de muita água, pode apodrecer.

Suculentas – muito apreciadas por haver grande variedade e ter tamanhos distintos, as suculentas tem grande aceitação pela variedade climática, pela presença de sol e por pouca água.

Pata de elefante – sua exigência é por local em que a água seja drenada com facilidade, para que sua raiz não apodreça. A exposição de parte da raiz, que fica para fora, nos remete à lembrança de uma pata de elefante, daí seu nome. Tem facilidade em conviver em qualquer tipo de ambiente, solo direto, meia sombra e luz difusa. Espécie muito apreciada por paisagistas, sobretudo para vasos grandes.

Dama da noite – popularmente conhecida por seu perfume noturno, essa planta pode ser cultivada a meia sombra ou sob o sol. As regas podem ser semanais e necessita poda após a floração principal. É uma planta que facilmente se pode multiplicar através de estaquias dos ramos.

Equipe Flora Morumby