A ideia de que horta e jardim não combinam já caiu por terra! Há muitos anos em todo o mundo é comum vermos nos jardins plantas comestíveis, assim como leguminosas. Na Itália, por exemplo, é extremamente habitual encontrar em uma sacada, por menor que seja, hortaliças que fazem parte do alimentar e embelezar ao mesmo tempo. O Brasil tem ampliado o uso da harmonia entre ambos e tem sido cada vez mais usual encontrarmos essa combinação, que além de tudo, traz mais saúde ao paladar. Mas e então, como fazer a união entre jardinagem e plantio de horta?

Prepare o terreno

A ideia é começar com calma e aos poucos. Escolher o local que receberá as mudas e preparar a terra é o passo inicial. Pense no sol. As plantas hortícolas, das aromáticas às que dão pequenos frutos, precisam do sol para se desenvolver e o ideal é o da manhã ou fim da tarde. Evite o sol intermediário do dia. Em relação às sombras, a maioria não se desenvolve, mas há sempre as exceções: manjericão, rabanete, acelga e alguns tipos de couves, que irão até agradecer!

Delimite o espaço para cada tipo de planta. Na horticultura é importante que haja uma rotatividade de plantios, ou seja, diferentes espécies plantadas em alternância. No lugar da alface, após colheita, pense então em uma berinjela, no lugar do rabanete, pense em colocar uma couve. Isso ajuda com que as plantas tenham menor índice de doenças e pragas e o ajuda na produtividade do solo.

Em função da necessidade de crescimento e produção rápidos, é importante que a terra receba um cuidado anterior com substratos ou materiais em decomposição. Ela precisa estar fofa e bem cuidada. Procure informações de como proceder para que o solo tenha ph neutro e como trabalhar para mantê-lo assim.

Uma dica interessante é dividir o espaço em quatro partes para semear: verduras, temperos e tubérculos. O último um quarto você poderá destinar ao replante.

Semear para plantar

Ao organizar as áreas de plantio, você poderá limitar um espaço para as sementes brotarem e, na sequência você fazer o replantio para o local onde poderão se desenvolver, ou semear em pequenos vasos e transplantar depois. Tudo vai depender do que você quer ter produzindo em sua horta. No caso de folhas como o alface, almeirão, repolho e acelga, por exemplo, você deve fazer os brotos em uma outra área e só depois passar ao local definitivo. Já as cenouras, rabanetes, quiabos e vagens podem ser plantadas diretamente onde se desenvolverá.

Esperar para colher

Basicamente, não há muito segredo, embora haja alguns cuidados específicos. A partir dos brotos plantados, a regra em sua maioria é rega diária e verificação quanto ao aparecimento de doenças ou pragas.

Fazer sua própria horta em uma área antes dada a apenas plantas ornamentais além de te beneficiar em relação à qualidade dos alimentos ingeridos e a beleza de produtos direto do pé, mexer com a terra lhe trará enorme prazer. O espaço ganhará novo olhar, já que os frutos da colheita também servirão para contribuir com o meio ambiente e a despoluição e estresse de sua mente.

O que você está esperando? Vamos trabalhar em seu novo projeto?

Equipe Flora Morumby