Com a poluição das grandes cidades, parar para analisar o ar que respiramos já está virando uma rotina para os mais preocupados com o tema, e eles tem razão!

Na correria do dia-a-dia muitas vezes deixamos de perceber o quão importante é a nossa saúde respiratória e o quanto nossa qualidade de vida pode mudar quando decidimos agir para melhorá-la.

Quanto problemas respiratórios temos durante o dia? Já até brincamos com as famosas “Ites” não é? Rinites, sinusites, faringites são só alguns exemplos das que mais atingem pessoas que moram em regiões com muita poluição ou até mesmo com o ar muito seco ou com muita humidade.

Mas a natureza nos fornece ótimas aliadas para lidar com essa questão filtrando toxinas e gases nocivos do ar de nossas casas, escritórios ou qualquer ambiente que possibilite ter plantas e que passamos boa parte do nosso dia. Pensando nisso vamos listar agora as melhores plantas para melhorar a qualidade do ar que você, sua família e amigos respiram.

Bamboo

O bamboo além de ter se tornado uma planta decorativa devido a sua facilidade em sobreviver em ambientes internos, também exerce um importante papel na umidificação do ar e na purificação do mesmo.

Espada-de-são-jorge

A Espada-de-são-Jorge também conhecida como espada-de-Santa-Bárbara, língua-de-sogra, rabo-de-lagarto e sanseviéria. É essencial para ajuda na eliminação de toxinas do ar. Outro benéfico é a facilidade da manutenção da planta, que não exige muitos cuidados, apenas regas esporádicas e um pouco de sol indireto!

Plantas Floridas

Plantas floridas são excelentes purificadoras de oxigênio além de perfumar e embelezar o ambiente. Necessitam de um pouco mais de cuidado, variando de uma para outra. Mas nada mais recompensador do que ter um bom ar em sua casa e de brinde uma bela planta combinando com sua decoração de ambientes.

Fetos

Os fetos são excelentes para retirar gases nocivos do ar como o formaldeído por exemplo! Gases provenientes de carros, ônibus e caminhões são os que elas mais purificam, então elas são muito indicadas para quem mora em avenidas movimentadas ou próximas de rodovias.

Uma curiosidade dessa planta, é que gatos adoram comê-la, então é indicado mantê-la fora do alcance dos felinos

Ficus elástica

Essa planta também é excelente para a retirada de gases nocivos do ar, e principalmente o formaldeído assim como a Fetos. Ela necessita de poucos cuidados e não precisa ficar exposta ao sol!

Palmeiras

Palmeiras são muito utilizadas para decoração de interiores que no caso a mais indicada é a Palmeira anã, e exteriores com diversas espécies. Também muito indicada pela facilidade de cultivo, como também para a remoção de gases de qualquer ambiente.

Lírios

Lírios são sem dúvida alguma uma das mais belas flores do mundo, mas são tóxicos em casos de ingestão por animais de estimação, então cuidado com a sua disposição em um ambiente com pets. Conhecido pela beleza, mas pouco conhecido pelo benéfico que traz na purificação do ar, sendo excelente para remoção da benzina e outros gases.

Com essas dicas além de ficar com um ambiente decorado, bonito e agradável, você sem dúvida ainda também terá muita qualidade no ar que respira.

Equipe Flora Morumby