Para todos os amantes de plantas, flores, jardins e hortas a rega é uma das tarefas que sempre exige certa atenção. Na maioria das plantas a quantidade de água, intervalo de rega, molhar ou não as folhas ou somente a base? Todas essas são dúvidas frequentes para todos, desde os iniciantes no cultivo e até mesmo para os mais experientes quando se trata de manter novas plantas nutridas, saudáveis e bonitas.
Qual período é melhor?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre o melhor horário para regar suas plantas, e por isso acabam cometendo alguns erros.
Os melhores horários para se regar uma planta são no período da manhã e após as 15 horas, pois nestes horários o sol não está tão quente, o que pode fazer com que a água evapore rapidamente e não de o tempo ideal para que elas absorvam totalmente a água. Outro fator relevante a se levar em consideração é a rega noturna. Na correria do dia-a-dia muitas pessoas lembram-se de regar somente no período noturno, o que não é ideal. Durante a noite as plantas tendem a absorver menos água e com isso a hidratação não acontece de forma ideal, o que ocorre também é o excesso de humidade que permanecerá durante a noite, que pode levar ao desenvolvimento de fungos e apodrecimento de raízes e caules, podendo causar a morte da mesma.
Quantas vezes devo regar?
Existem 3 fatores importantes a serem considerados aqui. O primeiro deles é a condição climática, ou seja, em um dia muito quente, provavelmente você terá que regar mais vezes, já que a necessidade de hidratação aumenta e a evaporação retira a água do solo com mais rapidez. Já em dias frios, a rega pode ser aplicada em um menor número de vezes, já que a terra tende a permanecer húmida por mais tempo.
O segundo fator a ser considerado é as espécies de plantas. Muitas têm necessidades diferentes, podendo ter períodos e quantidades especificas de aplicação de água. Neste caso o ideal é pesquisar informações por espécies, evitando assim a rega incorreta, levando a planta a um mal desenvolvimento.
O terceiro fator e o acompanhamento do solo para decidir se a rega deve ou não acontecer. O ideal é sempre verificar a textura da terra, notar se ela está húmida ou seca, de acordo com isso, você pode definir se existe ou não a necessidade de regar naquele momento.
Molhar ou não as folhas?
Muito se comenta sobre a rega das folhas, algumas pessoas dizem que regá-las pode causar queimaduras do sol, o que leva a cor amarelada e o ressecamento das mesmas. O que acontece é que depende muito do tipo de planta a ser regada. Evitar as folhas acaba sendo sempre uma boa ideia, já que a absorção acontece quase que 100% pela base da planta. O ideal é regar a parte inferior do vaso evitando assim o contato com as folhas, prevenindo o desenvolvimento de queimaduras e fungos que possam surgir.
Manter suas plantas hidratadas não é uma tarefa complicada, e com essas dicas você terá toda a capacidade de manter seu jardim, vasos e hortas saudáveis com a rega correta.
Equipe Flora Morumby