As orquídeas são flores lindas que atraem apaixonados pelo seu cultivo no mundo inteiro, e com isso aqueles que nunca tiveram uma experiência com a planta ou que já tenham tido dificuldade na hora de cultivá-las pode vir a ter diversas dúvidas em relação a rega adequada para a espécie.

Mas antes de mais nada o ideal é escolher a que mais se enquadra ao ambiente em que você pretende cultivá-la. Orquídeas sempre devem ser adquiridas em lojas especializadas em plantas e jardinagem, orquidófilos e produtores, ou seja, sempre de maneira “Lícita”, não as arrancando de forma alguma da natureza, já que essa ação tem imensas chances de levá-las a morte. No momento de decidir qual espécie comprar, sempre leve em consideração as mais indicadas para sua região, já que o clima interfere e muito no seu desenvolvimento. Outro fator relevante caso queira ter sempre uma orquídea florida, é adquirir algumas delas em diferentes fases de floração, já que elas possuem a possibilidade de dar flores de 1 a 2x por ano.

Rega

Diferente da maioria das plantas domesticas as orquídeas devem ser regadas apenas quando o substrato estiver seco, ou muito próximo a isso. Algumas espécies de orquídeas como as cattleyas ou as oncidiums possuem pequenas bolsas para armazenamento de água, por isso de desenvolvem melhor se regadas apenas quando estiverem com o substrato seco, já as phalaenopsis ou as paphiopedilums não possuem esse recurso e se desenvolvem melhor recebendo água quando o substrato estiver quase seco. Plantas expostas ao sol ou a ambiente quente e seco precisam de rega com maior frequência, não existe regra rígida, observe o clima onde a planta está e acompanhe pelo substrato como a umidade permanece. Nunca deixe as raízes com acumulo de água através de recipientes que possam armazenar indevidamente a água.

Irrigação

Orquídeas não necessitam de pratinhos em caso de estarem em vasos, pois o acumulo de água pode acarretar no apodrecimento das raízes e consequentemente na morte da mesma. O correto é regá-las 2 vezes por semana, podendo ter a necessidade de regar mais vezes caso o calor esteja muito intenso, já que a evaporação pode secá-las. Sempre verifique o substrato para saber se existe a necessidade de rega.

Como pode verificar as orquídeas não necessitam de muita água para sua sobrevivência e o momento ideal para a realização da rega é no período da manhã. Em relação a quantidade de água utilizada na rega, sempre que a realizar aplique-a em quantidade abundante de maneira que comece a escorrer pelos drenos do vaso. O ideal é regá-las lentamente garantindo a hidratação e retenção de água pelo substrato que fica no vaso na base da planta. Garantindo assim que ela reserve a quantidade necessária para sua manutenção.

O maior segredo para ser um bom cultivador de orquídeas e saber observá-las, são plantas resistentes, porém delicadas e mostram sempre sinais claros que algo não está de acordo. Quando esses sinais são observados logo é possível cuidar da planta e evitar danos maiores, até mesmo sua morte.

Equipe Flora Morumby