Ter um jardim dos sonhos parece estar muito longe do nosso alcance, mas não é bem assim. Além de planejar sua composição criativa de decoração pelas plantas, iluminação artificial, espaço para passeio e também para aquele momento relaxante e a decoração, é preciso saber como cuidar do verde escolhido por você para que o espaço esteja sempre convidativo. Mas engana-se quem pensou que precisa ser expert em cuidados para saber lidar com as plantas. Existem no mercado inúmeras espécies e que se diferenciam também na hora dos cuidados.

Se você parar para analisar de maneira detalhista, os cuidados com o jardim podem te tomar muito tempo, além de se tornar, ao invés de algo prazeroso, estressante. É preciso se organizar para não precisar, ali à frente, refazer algum trabalho. Seguem algumas dicas para que você não se perca e para que seu jardim esteja lindo durante todo o ano:

Saiba escolher suas plantas – procure optar por aquelas que exijam pouca manutenção. Tente por não diferenciar tantas espécies e ao espalhá-las pela área, misture em deixa-las em vasos e diretamente no solo. Busque intercalar espaços com grama e pedras também. O visual fica atrativo aos olhos!

Algumas espécies são mais frágeis. Dê preferência para que fiquem em vasos. Havendo necessidade de atenção especial, é mais fácil para transportar para outra área com características diferentes de onde já está. Facilidade para o dia a dia, por exemplo as mudanças climáticas nas diferentes estações do ano. Pense nisso!

Uma outra dica é ter espécies desérticas. Além de embelezarem (e muito) o ambiente, quase não precisam de manutenção.

Use jardineiras – uma forma simples de ter um jardim organizado e com características diferentes em toda a área. Você pode optar por plantas ornamentais e comestíveis, além de escolher entre deixa-las ao chão ou penduradas. As opções de jardineiras disponíveis no mercado também são variadas, o que contribui para a escolha de modelos e cores que farão diferença na hora de mostrar um resultado bacana.

Adube! Planta também precisa comer – independente da planta e das características do solo, é importante que você se atende a adubar as plantas, uma vez ao mês se orgânicos e uma vez ao semestre se químico. Em solos mais arenosos, ou seja, mais pobres em nutrientes, essa atenção pode ser mais necessária. Dê preferência por utilizar adubos naturais como húmus de minhoca ou o esterco de gado. Se você optar pelo material químico não se esqueça de colocar muita água para não maltratar a planta ao invés do caminho inverso.

Já em relação à rega, seja sensato. O ideal é uma vez ao dia, logo pela manhã ou no fim da tarde. Água de mais mata, assim como a de menos. Só não se esqueça de que, como nós, as plantas também precisam ser alimentadas.

Faça podas – assim como cortamos nosso cabelo de tempos em tempos, as plantas também precisam desse cuidado. As ornamentais são as que mais percebemos o corte, pois, geralmente, faz parte do cuidado constante e os cortes dão formas à planta. Já para outras espécies, anualmente é suficiente. Nesses casos, prefira o período de inverno em que as plantas apresentam uma característica “dormente” para poupar energia e água, mais escassa nessa época. Nesse caso, o corte ajuda na entrada de luz na planta como um todo e também ajuda na limpeza de folhas e galhos mais secos, que sugam energia.

Para que você consiga ter êxito nos cuidados adequados é importante que tenha sempre bons materiais para a atividade com as plantas. As ferramentas de boa qualidade não vão quebrar ou estragar facilmente. Assim, também é importante o uso de boas sementes, caso seu objetivo também seja plantar.

No mais, é partir para a ação e diversão!

Equipe Flora Morumby