Mergulhia é um método de reprodução assexuada de plantas utilizado no comércio principalmente para espécies como jabuticabeiras, macieiras e abieiros. Descubra com a equipe da Flora Morumby mais sobre essa multiplicação vegetativa e como realizá-la:

Como a Mergulhia é realizada?

A técnica consiste no enraizamento da planta que será reproduzida sem quebrar um galho ou folha sequer. Como isso acontece? Enterrando (daí o nome de “mergulho”) um ramo ainda ligado à espécie escolhida. Nessa imagem é possível visualizar melhor o que estamos falando:

mergulhia

Mergulhia ou estaquia?

Ambas possuem o mesmo objetivo de reproduzir assexuadamente, porém diferente da mergulhia, a estaquia retira “pedaços” das melhores plantas da espécie, como ramos e folhas, para serem plantados no solo, dando origem a um novo ser vivo – é uma maneira mais fácil de cultivar uma nova família, porém nem todas as plantas podem ser procriadas dessa forma, o que faz muitos profissionais da área optarem pela mergulhia.

Mergulhia: Vantagens X desvantagens

A principal vantagem da técnica é a possibilidade de sua realização em plantas que não são compatíveis com outros métodos de plantio. Entretanto, antes de adotá-la é importante estar ciente que o trabalho e a dedicação serão maiores. Claro que, quando você ver a mudinha crescendo, pensará que tudo valeu a pena!

Passo-a-passo

1-) Escolha o ramo que você usará para realizar a mergulhia. A dica é optar pelas plantas mais saudáveis e flexíveis, pois elas terão que alcançar o chão sem se quebrar.

2-) Hora de mergulhar! É essencial saber que a parte a ser enterrada não será somente a ponta, mas sim todo o meio do galho – e essa área deverá ser anelada, ou seja, a casca superficial será retirada, ficando somente a parte interior do caule, que é mais clara, isso facilitará o curvamento da estrutura e o enraizamento.

3-) Após colocar o ramo escolhido até o solo, pegue uma estaca de madeira ou bambu para prendê-lo com arame firme ou barbante, juntamente com a parte que sair da terra – eles terão o mesmo apoio.

4-) A rega deverá ser constante, o ideal é manter o solo sempre úmido e fértil para a criação das novas raízes, mas nada de encharcar tudo! A recomendação da Flora Morumby é deixar o substrato rico em matérias primas.

5-) Depois de aproximadamente 10 dias (costuma ser o tempo levado para o enraizamento da planta), corte o ramo. A espécie poderá crescer tanto no seu local definitivo, quanto ser movida, a escolha será unicamente sua.

DicaFloraMorumby: você também pode realizar um corte gradativo, começando aos poucos a partir do sétimo dia, até ser cortado por completo no décimo.

Realização da técnica no solo ou no vaso?

Nossa indicação é aplicar o método em um vaso ou saco de mudas, antes de plantar a muda em seu lugar definitivo. Você pode conferir vários modelos de vasos para a realização da técnica nesse link.

E aí, o que você achou desse processo? Já realizou? Tem interesse? Conte para nós. Até a próxima publicação, jardineiros e jardineiras de coração :*

Equipe Flora Morumby