O verão chega e com ele os cuidados com seu gramado precisam se intensificar. Com o crescimento acelerado das plantas, muito sol e calor, chuvas fortes, pisoteio pelo uso do gramado (é verão!) o gramado pode sofrer um pouco. Por isso vamos explicar como você pode realizar os principais cuidados com o gramado no verão.

Para começar, verifique a presença de ervas daninhas e áreas com terra aparente. Retire as ervas e recupere as áreas que estão descobertas.

Se as ervas daninhas não forem monocotiledôneas, como a grama, você pode usar herbicidas seletivos para combater seu reaparecimento. Consulte um engenheiro agrônomo sobre o uso desses produtos. Caso tenha corrigido o solo com calcário há mais de dois anos, aproveite para falar com ele também sobre esse tema. Pode-se analisar o solo e corrigir os nutrientes para ter um gramado mais bonito. Cada tipo de solo exige cuidados diferentes. Por exemplo, solos argilosos retem mais água, porém solos arenosos perdem mais nutrientes por lixiviação. A correção do solo pode ajudar muito a melhorar a beleza do seu gramado em qualquer estação.

gramado no verão

Outra coisa que é fundamental é manter o gramado bastante homogêneo, sem espaços, pois as ervas precisam de luz para crescer. Se o gramado está bem aparado e contínuo, diminui muito a quantidade de ervas daninhas crescendo durante o verão.

Observe se o cortador de grama está em bom estado, com lâminas afiadas e peças lubrificadas, para evitar que “mastigue” a grama, deixando ela com aparência prejudicada.  Evite cortes muito rentes (menor que 3 cm), pois isso elimina boa parte da área das folhas, diminui a fotossíntese da planta e pode faze-la ficar com aspecto “sofrido”. Se a planta está grande, precisa ser cortada porém não de uma forma muito radical, pois a planta terá dificuldades em se recuperar e ficar viçosa novamente.

Sobre a rega, a forma mais fácil de ver se está sendo suficiente é checar a umidade do solo, usando os dedos mesmo. Solo não pode estar muito encharcado, nem totalmente seco. É preciso regar mais vezes por causa do calor, mas não tanto que deixe tão úmido a ponto de prejudicar a planta. O excesso de umidade favorece o crescimento de fungos e prejudica o enraizamento. Dê preferência para regar pela manhã ou fim de tarde, quando o calor ainda não está tão forte. Se regar sob forte sol, com o solo aquecido, o aproveitamento da água será menor. Outra dica importante é não cortar a grama logo após regar, pois isso favorece a compactação do solo. Se o tapete de grama é recente, acabou de ser plantado, é preciso regar diariamente. Gramados já desenvolvidos podem ser regados duas vezes por semana, caso não haja chuvas.

Equipe Flora Morumby