As áreas verdes estão cada vez mais presentes nos planejamentos de casas, apartamentos e espaços comerciais, já reparou? Bastam alguns poucos minutos ali, em silêncio, para que se recupere o fôlego em uma rotina, muitas vezes frenética, do cotidiano. É cada vez mais comum a preocupação com a saúde e bem-estar e a proximidade com a natureza nos auxilia nesses cuidados. Assim, um jardim bem planejado e em harmonia no quesito paisagismo é de encher os olhos e relaxa até os mais estressados.

Mas muita gente ainda acredita que ter um jardim bonito e convidativo sai caro e está fora dos padrões de qualquer pessoa. Mas, com o aumento da busca por materiais que podem compor o projeto de um espaço personalizado, o custo tem caído significativamente e, desenvolver uma proposta verde pode estar muito mais fácil e simples do que você imagina! E para mostrar a viabilidade de um projeto, elencamos, a seguir, algumas dicas de paisagismo para que você conheça um pouco mais sobre as necessidades e possibilidades que estão a seu alcance.

Planeje seu jardim

Sim! Pense em como quer o seu espaço personalizado. Detalhes como cada árvore, frutífera ou não, cada flor e folhagem que lhe agrada e possa ser possível. Pense nos detalhes que também farão a composição do espaço como mesa, cadeiras, pedras, rede, enfeites. Busque projetar uma harmonia entre esse arranjo e seus gostos mais pessoais.

Não se esqueça de enquadrar as características das plantas escolhidas. Pense nas sombras do espaço e também na proporção de tamanho que poderão ter futuramente.

Na sequência, tente fazer esse planejamento de maneira orçamentária. O que faz mais parte da sua realidade momentânea e o que pode ser deixado para um futuro não muito distante. É importante também pensar na manutenção desse espaço, necessidade com poda de plantas eventuais, por exemplo, e materiais básicos para o dia a dia não podem ficar de lado.

Conheça a área escolhida

Feito o planejamento inicial, e para que ele possa ser colocado em prática, você vai precisar adequar escolha, custos e o espaço que tem disponível.

Área de exposição solar e período, área coberta e sem cobertura, tipo de solo, espaço de lazer. Toda informação é válida para que seu projeto não perca a ideia inicial. Conhecer sua estrutura, bem como as características específicas das plantas escolhidas vão lhe direcionar à concretização do plano. Mas tudo bem caso haja a necessidade de adaptar um ou outro ponto. O que importa é que o resultado final tenha a sua cara!

Aproveite o espaço físico

Sabe aquele cantinho charmoso do jardim? Então, muitas vezes, eles nascem de um espaço bem aproveitado e que anteriormente não recebia muita atenção.

Há sempre uma muretinha, o espaço mais próximo ao portão ou ao muro que você não sabe bem como aproveitar. Uma luz diferente, uma cadeira confortável, uma folhagem ou apenas um vaso podem compor um visual diferenciado e proporcionar um toque à parte do planejamento central. Seja detalhista. Uma flor ou uma cor pode mudar todo um contexto.

Pense na parede

As paredes são muito utilizadas na busca por manter uma paisagem bonita e robusta. Vasos pendurados de maneira espaçada ou em formato de jardim vertical estão em alta. Também costuma-se utilizar a implantação de uma planta trepadeira que trará à área uma percepção de ampliação do espaço verde como um todo.

Conheça os hábitos das plantas

Assim como nós, as plantas também são seres vivos e possuem características próprias de adaptação a espaços, à luz e também a outras plantas. Busque conhecer a composição formada por você. Às vezes, uma simples troca de lugar de um vaso pode ajudar a planta a se desenvolver melhor.

Uma rega com produtos que contenham composições de substratos, por exemplo, pode ser um carinho a mais ao jardim!

Uma horta no quintal

Uma alternativa saudável e bastante em alta é a utilização de espaços para a plantação de plantas comestíveis. São temperos, hortaliças e leguminosas que estão cada vez mais invadindo as áreas verdes como forma de embelezar o ambiente, espalhar aromas e trazer mais saúde à mesa.

Soluções simples podem lhe trazer mais vida à sua vida!

Equipe Flora Morumby