A química e a biologia andam juntas quando se trata de jardins e hortas, sabia? O desenvolvimento das plantas, por exemplo, diz respeito à biologia delas e as respostas que dão em relação a mudanças climáticas, de solo, de poda. A preparação do solo e a mistura de elementos que a deixem compatível ao plantio, é uma composição química. Da mesma forma, essa terra também tem ph (potencial hidrogeniônico) e sua adequação, nem ácido e nem alcalino, em neutro, ajuda na hora do cultivo e saber tratá-lo vai refletir nas plantas, já que em conformidade apresentam condições nutricionais favoráveis. Mas então, como saber qual o tipo de solo encontrado no seu jardim e como testar? Como saber se o ph está adequado e como melhorar a qualidade dessa relação?

Ph bom, é ph neutro!

Geralmente, o ph do solo varia de acordo com sua localidade. Assim, um solo ácido (ph < 6,5) é mais úmido e facilmente encontrado em beira de rios e pântanos, são os argilosos. Já um solo com ph alcalino ( <7) é mais rico em calcário. As plantas preferem sempre um ph que seja intermediário entre ambos e seja um solo que tenha equilíbrio entre diversas propriedades, estando com o ph 6,0 a 6,8. E, para trabalhar essa relação de estabilidade nutricional há alguns truques que podem ser realizados.

Uma terra ácida não é nada boa para ser usada para o plantio. Em lavouras, por exemplo, o uso constante do solo faz com que ele se desgaste e acidifique. Para corrigir, uma alternativa, ainda bem comum, porém controversa devido aos malefícios causados ao ar, é a queima. As cinzas resultantes dessa ação são alcalinas e, aos poucos, infiltram-se no solo causando um equilíbrio natural. Uma alternativa, comumente usada em terras caseiras, é a utilização do cal. O óxido de cálcio (cal) se mistura à água do solo, formando, gradativamente, o mesmo resultado ao processo da queima, porém sem danificar outros meios.

Dica:

É importante trabalhar a adequação do solo ao menos uma vez ao ano. Aproveite o período do outono para trabalhar a correção do solo. Nessa época o ambiente está mais propício para que a terra absorva melhor os componentes e misturas adequadas para neutralizar o ph.

Como saber se a terra está apropriada?

Certamente seu questionamento agora é de como aferir a composição da terra que você tem, certo? Mas não se desespere! Existem características específicas que podem ser facilmente observadas.

Um solo com superfície de cor escura, por exemplo, e que molhando mantém a umidade por mais tempo, geralmente é um solo ácido. Já uma superfície esbranquiçada ou de cor clara é um atributo indicativo de alcalinidade. Um solo neutro está no meio termo entre ambos em sua coloração e demais aspectos.

Um solo em que aparecem plantas como capim, trevo ou samambaia, sem que sejam plantadas, tem como esse um sinal de acidez.

Existem kits disponíveis no mercado agrícola e em casas de jardinagem e, geralmente, nesses comércios há a presença de especialista que possa te auxiliar nessa descoberta e, inclusive, orientar para a adequação – havendo necessidade.

Uma orientação, se o seu caso for de terras para pequenos espaços, e até mesmo vasos, é levar uma amostra para que o teste seja realizado in loco. Assim, você já sai dali apto a preparar a neutralidade do ph.

Há ainda experimentos caseiros que funcionam como teste de solo. Com o processo químico que será gerado com as misturas indicadas, você terá a informação se o solo está ácido ou alcalino.

Equipe Flora Morumby