É chegada a estação das flores, a preferida de apaixonados pelas belas, delicadas e coloridas Orquídeas. Primeiro descobertas na china, são plantas de fácil cultivo mas coim resistência frágil. Ponderação é a chave para essa inebriante espécie se desenvolver e florescer anualmente. Neste post vamos falar sobre os principais cuidados com orquídeas na primavera que você deve ter:

Aposte nos vasos de cerâmica

Vasos de cerâmica possui grande porosidade e absorve água de forma eficaz, mantendo as raízes úmidas e a baixas temperaturas. Essas condições são ideais para o bom desenvolvimento das plantas e garantem o clima ideal para florescerem.

Sol nem de mais, nem de menos

 

Existem várias espécies de orquídeas, cada uma tem sua peculiaridade, porém sol em demasia ou em baixas quantidades são letais para essas plantas. Florestas e ambientes com luz indireta, ou inconstante, o ideal é que recebam luz solar da manhã, ou em caso de colecionadores, através de uma tela que transpasse 50% de luz solar.

Adubação adequada

As orquídeas são plantas realmente especiais capazes de absorver nutrientes tanto através das folhas quanto de suas raízes. O substrato para orquídeas por sí só já costuma oferecer uma boa quantidade de nutrientes para a planta e com o tempo acabam empobrecendo, por se decompor aos poucos.

Cada espécime de orquídea pode ter variações nas suas necessidades, mas de forma geral a adubação semanal em doses “homeopática” dá excelentes resultados. O adubo você pode encontrar aqui na nossa loja e a administração é simples, uma colher de café diluída em um litro de agua, essa recomendação pode variar de acordo com o fabricante, então confira sempre o rótulo antes de utilizar. No geral o adubo utilizado pode ser químico, orgânico ou misto.

Essa forma de adubação em pequenas quantidades e de forma semanal costuma dar excelentes resultados, principalmente para as micro orquídeas. Borrifa-se as foras e o substrato, sempre no horário de menos sol.

Se a adubação estiver a mais do que o necessário você vai ver rapidamente os sinais, as folhas ficam com aspecto de queimadas e murchas, pode até matar a planta.

Água na medida certa

Diferente da maioria das plantas domesticas as orquídeas devem ser regadas apenas quando o substrato estiver seco, ou muito próximo a isso. Algumas espécies de orquídeas como as cattleyas ou as oncidiums possuem pequenas bolsas para armazenamento de água, por isso de desenvolvem melhor se regadas apenas quando estiverem com o substrato seco, já as phalaenopsis ou as paphiopedilums não possuem esse recurso e se desenvolvem melhor recebendo agua quando o substrato estiver quase seco.

Plantas expostas ao sol ou a ambiente quente e seco precisam de rega com maior frequência, não existe regra rígida, observe o clima onde a planta está e acompanhe pelo substrato como a umidade permanece. Nunca deixe as raízes com acumulo de agua.

Observe sua Planta

A maior segredo para ser um bom cultivador de orquídeas e saber observá-las, são plantas resistentes porém delicadas e mostram sempre sinais claros que algo não está de acordo. Quando esses sinais são observados logo é possível cuidar da planta e evitar danos maiores, até mesmo sua morte.

Equipe Flora Morumby