Muitas plantas podem ser cultivadas dentro de casa e são responsáveis por deixar o ambiente cheio de frescor, acolhedor e perfumado. Quando a beleza pode sair do seu vaso na varanda e ir diretamente para seu prato é ainda mais gostoso. Não é?

As hortas caseiras estão dominando os ambientes fechados e trazem a versatilidade de uma alimentação orgânica com beleza e modernidade em espaços variados, como painéis para cultivo na parede da sala, vaso para varanda e até mesmo ocupando espaço e colorindo a cozinha.

Hortas Caseiras

Escolha do lugar ideal

A maior parte das plantas precisa de tempo de exposição ao sol, mesmo que indireta. Observe na sua casa, ou apartamento, quais são os locais onde o sol permanece por pelo menos 4 horas durante o dia, seja de manhã ou à noite. Varandas paredes em frente a janelas costumam ser sempre uma boa opção.

Ventilação do ambiente também é importante, o ambiente se pouco ventilado pode favorecer a umidade excessiva e acabar apodrecendo as mudas.

Preparo da Terra

Dê preferencia pelo uso de terra já tratada, sem fungos. Você pode encontrar algumas opções na nossa loja, já prontas para o plantio.  É importante a cada três meses renovar a terra dos vasos, misturando terra fresca e material orgânico (proporção 3/1) para manter o crescimento das plantas e vitalidade.

O vaso

Você pode escolher painéis de parede, vasos para varanda até mesmo um vaso autoirrigável. O mais importante é que exista uma saída para o excesso de água, não absorva muito a umidade da terra (vasos de argila sem verniz costumam ter essa característica), e possuam espaço suficiente para o crescimento das raízes, o ideal para a lista abaixo são sempre vasos com 10 a 15 cm de profundidade. Você pode confirir neste post mais sobre vasos.

Vamos começar o plantio?

Hortas Caseiras

Cebolinha

Ideal para temperos variados é dos cultivos mais fáceis, pode ser semeada ou a partir de pequenas mudas. Fica bem em ambientes com luz direta por algumas horas e exige pouca água, porém diariamente. É um tempero de baixas temperaturas, suporta de 13 a 24 graus sem se abalar. A colheita pode ser feita de 75 a 120 dias após o plantio.

Onde usar: Saladas refrescantes, tempero de carnes, acompanhamento de cogumelos

Hortelã

Além de tempero é uma planta de perfume e refrescancia inigualáveis, é também uma planta que precisa de espaço exclusivo para poder crescer.  O plantio também pode ser feito através de sementes ou pequenas mudas, gosta de luz indireta e terra sempre úmida.  A colheita pode ser feita a qualquer momento, mas o sabor estará mais intenso na afloração.

Onde usar: Preparo de quibe, tabule, chás relaxantes, água aromatizada

Tomilho

Esse é mais um que vai encher sua casa de perfume e beleza, o tomilho é um subarbusto aromático, de cultivo muito simples, por quase não demandar água (só regar quando a terra estiver seca) e não gostar de solo muito rico em matéria orgânica.  Pode ser plantado através de sementes ou mudas e a colheita é possível de 15 a 60dias.

Onde usar: carnes vermelhas, molhos, legumes e peixes.

Você pode plantar ainda mais variedades, vamos falar sobre todas por aqui. Qual o tempero que não pode faltar na sua horta?

Equipe Flora Morumby