Ter um solo saudável é fundamental para ter sucesso no cultivo das suas flores, reconhecer a textura, humidade, PH e nutrientes que a terra possui é essencial para suprir possíveis insuficiências. Mas como tratar seu solo e reconhecer o que precisa ser feito? Pensando nisso decidimos dar algumas dicas importantes para facilitar o processo de cultivo de flores e hortas, te auxiliando nos cuidados com o solo da sua casa.

Conhecendo o Solo

A primeira dica é limpar o solo, retirar qualquer tipo de ervas daninha e sujeiras que possam existir no local, outra tarefa importante a fazer é cavar alguns centímetros da terra, fazendo com que não sobre raízes das ervas daninhas evitando assim o seu reaparecimento. Deixe a terra bem fofa para facilitar as próximas etapas como o plantio de mudas e sementes. A próxima dica é analisar a qualidade do seu solo, você pode fazer isso em lojas de jardinagem ou com produtos vendidos para isso. O interessante desta ação é que você conhecerá algumas insuficiências e irá saber que tipo de produtos utilizar para melhorar a qualidade do seu solo.

E não se preocupe se ele não for ideal, já que hoje você encontrará soluções para quase todos as insuficiências através de adubos, fertilizantes e compostos orgânicos dos mais variados tipos. Para que a terra seja boa, a cor de ser marrom escuro ou quase preta, o que representa que existe presença de muita matéria orgânica.

Após adicionar matérias orgânicas e fertilizantes o ideal é mexer bem a terra do seu jardim, fazendo com que ela fique homogênea. Rastele para que ela fique pronta para o plantio.

Outro fator importante a se analisar é o ponto de sol e os horários em que ele passa sobre o local do seu jardim, isso será importante no momento de decidir o que plantar e onde plantar, já que muitas plantas têm preferência por tempo e posições em que o sol as atinge. Ter isso mapeado evitará que plantas murchem ou fiquem amareladas, algumas até podem não produzir flores se expostas em excesso ou por falta de sol. O mesmo se vale para água, em um jardim pequeno o ideal é ter plantas parecidas, o que facilita na hora de regá-las, o excesso ou falta de água pode causar o não desenvolvimento do jardim e até mesmo a morte das plantas. Em caso de jardins grandes o correto é ter divisões por estilos de plantas, evitando regar em excesso as que não devem e vice-versa.

Pronto, agora seu solo está preparado para receber sua horta ou seu jardim, o ideal após o processo é entender as plantas ideais para a região onde mora e estação do ano, já que muitas delas dependem disso para gerar flores e frutos. Se você mora em uma região muito fria pode ter dificuldades com diversos tipos de plantas e em caso de hortas o interessante é pensar em uma estufa. No caso de regiões tropicais isso se simplifica, expandindo muito as possibilidades de plantio.

Agora você já sabe um pouco sobre como preparar seu solo para o plantio, e que tal colocar as mãos na terra e começar a criar o seu agora?

Consulte nossos produtos de jardinagem para deixar o seu jardim ainda mais lindo e saudável.

Equipe Flora Morumby