Pequenas e numerosas, essas visitantes fazem parte do ecossistema de qualquer jardim, horta ou pomar e são capazes de devorar alguns metros quadrados em pouquíssimo tempo quando a população aumenta demais. Impedindo o crescimento de brotos, devorando folhas verdes, deixando mudas frutíferas “peladas”.

As formigas são as grandes jardineiras da natureza, realizam o importante trabalho de compostagem e aeração do solo. Além de ajudar para que sementes germinem, livres de fungos que crescem nelas. Essa função as tornam também assíduas frequentadoras de todos os lugares que possuam matéria orgânica, inclusive lixões, podendo torna-las transmissores de doenças e germes tanto quanto as baratas.

O que fazer para eliminar formigas da horta sem danificar o solo, ou melhor, como viver em harmonia com as formigas sem colocar sua saúde ou da sua plantação em jogo?

Barreiras verdes

eliminar formigas da horta

Algumas plantas tem o poder de afastar as formigas, além de serem comestíveis e esteticamente belas, podem ser plantadas de maneira que formem um pequeno muro verde ao redor da sua horta.

Invista em: alho, cebolinha verde, coentro, lavanda, losna e menta

Você pode também investir em barreiras naturais em pó. Sim, a borra de café, a cal e o repelente pó de fumo podem ser utilizadas como repelentes naturais e espalhados direto no solo. São eficazes como repelentes e também como enriquecedores do solo.

Outra alternativa caso você encontre o ninho é colocar próximo à ele cascas de limão, cravos da índia e até mesmo pulverizar uma mistura de detergente neutro e água (em iguais proporções).

Espalhar agave e sementes de gergelim espalhados em locais próximos ao caminho das formigas também pode ser muito eficiente, isso porque ao serem levados para o ninho liberam uma toxina que mata todos os fungos cultivados pelas formigas, sem alimento elas são obrigadas e mudar de ambiente.

Repelentes Naturais

eliminar formigas da horta

Todo horticultor precisa ter em mãos suas ferramentas básicas, como você pode conferir aqui nesse post sobre o assunto, e um dos itens indispensáveis é o borrifador de mão. Existem repelentes químicos para formigas, mas principalmente em caso de hortas onde as plantas são destinadas ao consumo, recomendamos sempre os repelentes naturais. Você pode fazer essa receita simples em casa, para manter as pequenas intrusas longe e sem prejudicar sua saúde.

Você vai precisar de:
250g de pimenta malagueta
2 cabeças de alho
2 colheres de sopa de sabão de coco ralado
2 litros de água

  • Coloque um litro de água e todos os demais ingredientes no liquidificador e bater bem
  • Coe em seguida em peneira fina
  • Acrescente o restante da água e bata novamente no liquidificador
  • Peneire novamente, dessa vez com auxilio de um pano fino para tirar toda partícula que possa entupir seu pulverizador
  • Armazene em local fresco e arejado

Essa mistura deve sempre ser utilizada sempre misturada a água (proporção de 50%) e aplicada ao final do dia, quando a incidência solar já não é mais tão intensa. Aplique sempre de forma que o vento não leve o produto aos seus olhos, pode causar grande irritação.

Outra observação importante e manusear sempre o produto com luvas, desde sua confecção.

 

Equipe Flora Morumby