Se você nasceu antes de 1990 provavelmente vai lembrar dos lindos, úmidos pesados e cheios de folhagens vasos de Xaxim que decoravam as varandas de casas. O Xaxim era utilizado como substrato e misturado a terra e também na confecção de vasos e pequenas jardineiras. Excelente para essas funções por ser naturalmente resistente e capaz de manter a umidade dos vasos, mesmo em períodos de estiagens. Continuou sendo amplamente utilizado e comercializado até que sua venda foi proibida em 1996 por conta da extração predatória de matéria prima que levou a espécie discksonia Sellowiana a beirar a extinção.

Foi aí, que nasceu o vaso de fibra de coco

vaso de fibra de coco

Da necessidade de um substituto para os vasos de Xaxim estudantes descobriram que as fibras do coco, que antes era descartado como lixo orgânico, possuía caraterísticas muito semelhantes do que Xaxim, com a vantagem de ser um produto em grande disponibilidade que não causaria impacto negativo algum ao meio ambiente.

O vaso de fibra de coco não é apenas semelhante, é melhor

vaso de fibra de coco

As fibras de coco são muito mais resistentes do que sua antecessora. O que proporciona uma variedade muito maior de uso quando misturadas a seiva natural. De vasos a faixas ou até mesmo painéis, a fibra de coco proporciona beleza aos ambientes e sustentabilidade na sua forma mais objetiva.

A degradação das fibras é lenta e fornece à terra e à planta nutrientes suficientes para seu desenvolvimento. O que torna ambiente ideal para cultivo de orquídeas e bromélias.

Outra característica importante é que as fibras de coco se comportam de forma semelhante a uma esponja, em contato com água ela absorve o máximo de liquido possível e armazena ela em suas células, o excesso passa livremente pelas fibras e segue para o descarte. Se pressionadas as fibras soltam quase toda a água absorvida, se mantendo ainda úmidas de forma homogênea. Esse poder de retenção e manutenção da umidade favorece cultivo de plantas ornamentais, que podem passar por grandes períodos de estiagem sem que sintam a ausência de rega. Além disso tudo possui propriedades fungicidas, que garantem a saúde das suas plantas.

Baixo Custo

Como as fibras de coco são um material encontrado em abundância os vasos e painéis feitos delas, para decoração de varandas, jardins e ambientes internos, são de baixo custo, considerando todo potencial orgânico e estético que possuem. Mesmo assim não deixam nada a desejar à qualquer outro material orgânico quando o quesito é durabilidade.

Equipe Flora Morumby