Pontuamos aqui no último post como você pode ter mesmo em pequenos espaços árvores frutíferas. O local ideal para plantio, preparo da terra e até escolha de espécies poucos comuns de acordo com a sua região e melhor adaptação das mudas.
Agora vamos falar sobre o cuidado com árvores frutíferas, em como manter sua muda saudável e produtiva por muito tempo, colorindo seu jardim e também sua mesa quando o plantio é direto no solo.
O local de plantio pode definir o sucesso ou fracasso do cultivo, leve em consideração sempre:
- Incidência Solar no local, isso porque as árvores frutíferas precisam de acesso direto ao sol por pelo menos 6 horas no dia.
- Área disponível, antes de plantar ou escolher o local leve em consideração a árvore crescida algumas espécies podem chegar a mais de dois metros de altura e podem danificar as estruturas próximas, evite o plantio próximo á entradas, telhados e muros. Para o plantio em áreas comuns, como calçadas e passeios, além do tamanho final da árvore é preciso também considerar o volume de material orgânico gerado não irá causar aos demais nenhum tipo de incomodo.
- Tipagem do solo, sempre que possível vale a pena realizar uma avaliação do solo para saber precisamente quais os nutrientes são necessários para o bom desenvolvimento das plantas. O solo deve ser preparado antes do plantio para que seja criado o melhor ambiente para desenvolvimento da muda. Apesar de não ser uma solução ideal a longo prazo, vai tornar as mudas mais fortes e fazer com que se desenvolvam com maior qualidade.
- Mudas de qualidade, apesar do fácil cultivo as árvores frutíferas in natura podem demorar mais de dez anos para começarem a produzir frutos. Então se você deseja frutos a curto prazo a melhor opção é buscar por mudar enxertadas. O tempo de cultivo delas cai drasticamente, para até um ano após o plantio sem perda de qualidade no sabor das frutas.
Depois de plantadas e estabelecidas as mudas é preciso manter a sua saúde, através de podas regulares, adubação e regas bem dosadas.
A rega
Cada espécie tem uma necessidade diferente de líquidos, principalmente durante os meses de calor intenso onde o solo fica muito mais seco. O excesso de água pode apodrecer as raízes, então a rega deve considerar clima local e reação das mudas e adaptar
A Poda
A poda deve ser feitas anualmente, sempre fora da época de floração ou de frutas e tem como objetivo principal direcionar maior parte de nutrientes para alguns galhos apenas, fazendo com que cresçam mais fortes e produzam mais frutos. A altura da árvore pode ser definida também através da poda, cortes na parte superior vão fortalecer os ramos mais próximos ao chão e cortes dos galhos baixos farão com que o pé se desenvolva mais para o alto.
A Adubação
Manter o solo rico em nutrientes é muito importante para árvores frutíferas, o elemento químico principal responsável pela frutificação e formação das sementes é o P (fósforo) presente nos adubos NPK. Dependendo da tipagem do solo e das carências de nutrientes essa adubação química pode ser feita a cada seis meses. Outra opção é utilizar materiais orgânicos, como farinha de osso e esterco seco incorporados ao solo, e aplicados ao redor da base da árvore.
Equipe Flora Morumby