Passar alguns minutos em um jardim pode mudar o dia. O local pode ser o seu espaço de leitura, de parada para ouvir uma música ou simplesmente para curtir o silêncio. E, para isso, existem diversas maneiras de transformar o ambiente, independente de ser uma varanda, um jardim de inverno ou um quintal, e deixa-lo mais propício para um momento relaxante. Confira a seguir algumas dicas que podem transformar o seu jardim.

Aposte na iluminação

No período da noite, uma iluminação diferente fará com que seu jardim pareça um ambiente mágico. Pequenos postes com luminárias, arandelas nas paredes ou mesmo projetores direcionados aos vasos podem fazer com que a luz proporcione um prazer aos olhos. Outra ideia é usar tubos de led para clarear com charme. O importante é usar a criatividade!

Você também pode usar lanternas decorativas espalhadas pela área. Além de mudar o visual, trarão uma iluminação mais acolhedora.

Atente-se ao caminho

Em um ambiente interno de uma casa, por exemplo, usamos o tapete como um objeto decorativo, certo? Então, podemos usar também a mesma técnica decorativa para o ambiente do jardim. Aposte em uma passagem bem decorada com pedras grandes e já desenhadas ou opte por você mesmo criar uma decoração através da diversidade de pedras disponíveis para decorar formando a figura ou imagem que melhor combine com sua identidade.

Decoração vertical

Os espaços das paredes também podem ser bem aproveitados na decoração. Uma parede com vasos distintos pode dar um charme à área com um ar de parede de escalada. Ali, você também pode optar por diversificar as plantas, entre comestíveis e com flores.

Essa parede pode ser preparada anteriormente ao recebimento dos vasos. Pode ser uma textura, uma cor diferente ou até mesmo a utilização de treliças ou madeira. Tudo conta numa ambientação diversificada e harmoniosa.

Um banco, uma rede

Ambientar o lugar é também pensar no lugar onde você irá apreciar a área nos momentos de descontração. Pode ser uma poltrona, uma cadeira diferente, um tronco de árvore ou mesmo uma rede. O importante é a reserva de ao menos um espaço para que você possa relaxar de maneira confortável.

Se o espaço for grande e permitir, pense em um ambiente acolhedor para a família, como uma mesa que pode ser utilizada para refeições externas. Serão momentos de prazer em conjunto!

Objetos variados

Há quem ainda goste, e muito, das peças usadas por nossas avós como os anões de jardim em cerâmica, por exemplo. Contudo, existem outras formas de decorar o jardim e que traga um detalhe aos olhos de quem ali passar. Uma moldura na parede, vasos ornamentais e coloridos, lampiões, objetos feitos em madeira e específicos para jardins. Seja qual for sua escolha, certamente fará um plus ao espaço.

Trabalhe a harmonia entre as plantas

Saber diversificar e “combinar” as plantas usadas no jardim também ajuda a elaborar um ambiente aconchegante. Você pode optar por plantas de diferentes portes, folhagens e aroma. Sim, não se esqueça de trabalhar os sentidos na ambientação. Plantas coloridas, trazem beleza e conforto aos olhos. Já as aromáticas podem ajudar no momento de relaxamento, principalmente as ervas.

Seja qual for o seu projeto de transformação do ambiente, é importante que seja pensado nos detalhes, que traga harmonia e seja adequado ao seu processo de relaxamento. Faça do seu jardim o seu cantinho especial de renovação de energia e paz. Estar junto às plantas pode mudar todo um dia. Aproveite!

Equipe Flora Morumby