Muitas pessoas possuem dúvidas no momento de escolher entre adubos orgânicos e inorgânicos, para isso preparamos este artigo apresentando as principais características de cada um deles.

Adubos

Para que uma planta cresça de forma saudável, é necessário que ela tenha acesso a diversos nutrientes, que através do trato do solo serão absorvidos nas etapas do crescimento do vegetal. E é aí que o adubos e fertilizantes entram, oferecendo os nutrientes essenciais para que as plantas cresçam mais rápido e de maneira mais saudável.

Adubos orgânicos

O adubo orgânico é composto por materiais orgânicos como detritos de animais como equinos, aves, bovinos, suínos entre outros. O mesmo se vale para restos de plantas e vegetais como resíduos de fabricação de arroz, feijão, entre tantas outras matérias que seriam descartadas da fabricação industrial de alimentos, além também dos restos de cocos usado pelas indústrias e da farinha de ossos de frigoríficos.

A aplicação é realizada no trato da terra, aplicando diretamente na mesma e a deixando homogênea para que a liberação de nutrientes aconteça gradativamente com a decomposição do adubo.

O adubo orgânico é mais natural, e por este motivo é mais comum e costuma ser mais indicado por se tratar de um processo não químico, além fornecer a terra a capacidade de aumentar o armazenamento de água e de proteger mais a planta devido ao tratamento direto ao solo, fortalecendo e evitando a contaminação com doenças e pragas.

Adubo inorgânico

O adubo inorgânico, que também é conhecido como fertilizante é responsável por ajudar no desenvolvimento ideal das plantas, da mesma maneira que o adubo orgânico, porém ele é produzido com matérias primas diferentes sendo aí a sua principal característica. O adubo inorgânico ou fertilizante como também é conhecido, é feito através de extração de minerais do solo, sua base é formada por fósforo, potássio, nitrogênio entre outros aditivos essenciais para garantir a correta nutrição das plantas. Com o tratamento do solo com os adubos inorgânicos, a absorção dos nutrientes essenciais pelas plantas acontece de maneira mais rápida, garantindo um desenvolvimento saudável mais acelerado, além de oferecer indicações exatas para entender a real quantidade que deve ser aplicado em cada uma das situações e plantas em questão.

Vale destacar que para ambas as opções existem adubos ideais para alguns tipos de plantas e que tem como objetivo suprir e fornecer os nutrientes ideias para o seu desenvolvimento. Quando optar por adubar um determinado tipo de espécie, vale a pena fazer uma pesquisa e entender qual é o adubo ideal e com qual frequência se deve realizar a adubação do solo.

Sabendo as principais características dos adubos orgânicos e dos inorgânicos ou como também os chamamos, fertilizantes, você está mais preparado para preparar o solo do seu jardim ou da sua horta e ter plantas muito mais saudáveis. Agora que já conhece as suas diferenças que tal visitar nossa loja virtual e conhecer as nossas opções?! Clique aqui e confira agora mesmo.

Equipe Flora Morumby