Quando começamos uma horta ou decidimos criar uma mudinha, logo percebemos que é preciso ter diversos cuidados para que as plantas se desenvolvam da maneira desejada. Um deles é a utilização de adubos orgânicos, que está diretamente ligada à saúde do solo.

Para te ajudar, resolvemos criar o guia completo dos adubos, e nesse post focaremos nos orgânicos:

Por que as plantas precisam de adubos?

As plantas precisam de três elementos principais para crescerem fortes e com saúde, estes são: potássio, nitrogênio e fósforo. Devido à chuva ou mesmo a própria rega, esses nutrientes se perdem, indo para uma parte muito funda da terra, impedindo o acesso às mudas – o que nos leva à necessidade de adubar. Outro fator que impede que elas tenham a quantidade desse trio necessária é a competição entre espécies em hortas.

Adubos orgânicos x químicos

Os adubos orgânicos são feitos com ingredientes naturais, geralmente descartados pelo ser humano ou próprios da natureza, enquanto o químico é fabricado pela indústria através de recursos não renováveis. Muitas pessoas têm aderido ao adubo orgânico pela sustentabilidade e por ele oferecer à planta um ciclo de crescimento natural.

Fazendo adubos orgânicos para a sua horta

Casca de ovo

Para fazer o seu adubo, você vai precisar de cerca de 20 cascas e 4 litros de água. Após separar cada uma, lave-as e espere-as secar. Depois disso, bata no liquidificador até que fique na consistência de uma farinha, e está pronto! Finalize pulverizando a adubo caseiro sobre as plantas, isso fará com que a captação do nutriente seja mais rápida.

Outra opção é ferver as cascas por alguns minutinhos, deixar de molho por uma noite e no dia seguinte aplicar perto das raízes, como se fosse uma espécie de rega.

Benefícios para as plantas: supre a necessidade de cálcio na etapa de desenvolvimento celular e regula o PH do solo, evitando o surgimento de lesmas e lagartas (ew!).

Cascas de banana

Enterre uma casca de banana próxima à planta e espere a sua decomposição, simples e prático! Para fazer uma adubação foliar, deixe algumas cascas de molho por 3 dias e utilize a solução no pulverizador.

Benefícios para as plantas: oferece fósforo, cálcio e potássio às plantas – elas vão amar.

Borra de café

– Separe a borra de café e deixe-a secar por completo.

– Aplique o mais distante possível das raízes da planta na horta ou deixe em um minhocário para a produção de húmus.

Benefícios para as plantas: ótima fonte de nitrogênio, atrai minhocas (responsáveis pelo húmus e pela melhoria da aeração).

Mas atenção: a borra de café aumenta a acidez do solo, portanto deve ser utilizada em regiões mais alcalinas ou na adubação de plantas que se desenvolvem em solos mais ácidos, como as rosas, mirtilos e hortênsias.

Chá com a grama aparada

Ótimo para dar um destino aos pedacinhos de gramas aparadas na podação.

– Coloque as aparas em um balde de cinco litros e deixe-as descansarem por aproximadamente 5 dias, formando um chá.

– Utilize a proporção: 1 copo desse chá para 10 copos de água pura.

– Regue o solo com a misturinha.

Benefícios para as plantas: é um fertilizante nitrogenado.

Esperamos que tenhamos ajudado! Para tornar os cuidados com as suas plantas mais simples e agradáveis, confira os materiais para plantio da Flora Morumby.

Equipe Flora Morumby