Essas plantas são para todos os perfis de cenários e pessoas, possuem fácil manutenção e beleza peculiar para agregar ao paisagismo dos mais diversos locais, podendo ser destaque em todos os ambientes de uma casa, interna ou externamente. O nome das suculentas vem devido a sua estrutura física que possuem um grande acumulo de água, são planta originárias do continente africano, mas hoje em dia são encontradas facilmente em dezenas de países. As suculentas possuem mais de 12 mil espécies confirmadas.

É comum pessoas confundirem as suculentas com cactos esteticamente já que algumas espécies são parecidas, porém os cactos possuem mais espinhos e formato diferenciado, outro fator que pode confundir é a resistência ao sol e a capacidade de sobreviver com pouca água. Para quem ainda não cultivou uma suculenta, é importante entender que a rega apesar de simples, exige alguns cuidados para garantir o correto crescimento e a saúde da planta, confira.

O excesso pode matar

Essas plantas são peculiares e possuem grande acumulo de liquido em suas folhas, deixando com aquele aspecto meio arredondado, a rega em excesso pode ocasionar no apodrecimento de suas raízes e folha, o que será fatal para a planta. Outro fator a se considerar é que a falta de rega pode apesar de necessitar de mais tempo do que outras plantas levar a desidratação, e ocasionar na morte da mesma. Neste caso recomenda-se a rega no verão em locais muito quentes que a rega ocorra a cada 3 ou 4 dias e no inverno a cada sete dias, mas isso vai do local onde a planta está, o ideal é entender a necessidade com o passar dos dias, já que com o mínimo de atenção você conseguirá ver que em caso de necessidade, suas folhas irão dar uma pequena enrugada, mostrando que está com baixo nível de água. Vale destacar também que em ambientes mais amenos a planta pode ser regada a cada 7 dias no verão e 10 a 14 no inverno.

Regue a terra

Suculentas possuem grande entendimento sobre o terreno e se preparam para isso, por este motivo a rega deve ocorrer diretamente na terra, coloque água até que a terra fique completamente húmida, a suculenta irá entender que ela necessita absorver o máximo possível para suportar até a próxima rega. A dica aqui é se atentar aos pratinhos, suculentas não devem permanecer com água acumulada em sua base, isso pode levar a planta a absorver água de forma demasiada e acarretar no apodrecimento de suas raízes e folhas.

Apesar da água da chuva em caso de jardins e rega em grandes quantidades, não é muito indicado que você coloque água sobre sua folhagem, a não ser que ela tenha bastante contato com o sol e possua um bom local para secar sem deixar água parada por muito tempo, isso evita ocasionar o desenvolvimento de fungos e bactérias nocivas a planta.

Suculentas são naturais de ambientes áridos e secos, por isso sempre se atente ao acumulo de água no seu solo, evitando que isso aconteça e regando no prazo indicado para sua região com certeza você terá uma planta saudável por muitos anos.

Equipe FloraMorumby