As suculentas estão bastante em alta. Ideais para pequenos ambientes, fazem sucesso tanto para quem mora em casas quanto apartamentos, e querem um toque de verde com plantas que não dêem muito trabalho e nem ocupem muito espaço. Elas necessitam de poucos cuidados, pouca rega, e são lindas!

Essas plantas possuem várias formas, cores e texturas, sendo excelentes para decorar os ambientes. Elas se dão bem em áreas internas e externas, dependendo da espécie. São bastante fáceis de plantar e cuidar. Você não precisa, portanto, ser um expert em plantas para poder ter suculentas em sua casa!

Veja abaixo algumas dicas sobre essas plantas e mantê-las sempre bonitas!

Cuidados com suculentas1- As suculentas precisam de solo com uma boa taxa de drenagem. Na hora de plantar, use insumos que favoreçam a drenagem do solo. O melhor tipo de solo para elas é terra adubada, areia e pedrisco, todos na mesma proporção.

2- A luz é muito importante para manter suas suculentas! Sol pleno é bem-vindo! Se estiver em um ambiente interno, deixa-as próximas às janelas. Locais escondidos e mais escuros, como banheiros, não são o melhor lugar. Luz, sempre! Ela precisa de luz e umidade, porém na medida certa. Cada região tem suas características (mais quente, mais úmida, etc), portanto somente no dia-a-dia você vai aprender a lidar com as quantidades necessárias às suas suculentas.

3- Para ajudar no crescimento, troque de vaso depois de um ano, e aproveite para trocar também o solo dela, recompondo os nutrientes.

4- Para saber se precisa de água, veja se a terra está seca. Se ainda houver umidade, aguarde mais uns dias.
Apesar de serem bonitos para decorar, xícaras e cachepots não tem o furo de drenagem.

5- Para regar, nesses casos, retire do recipiente (a planta, claro, deve estar num pequeno vaso com furos). Aguarde o excesso de água sair, e somente depois recoloque os vasinhos em seus locais novamente.

6- Retire sempre as folhas mortas para mantê-las fortes e bonitas.

7- Para limpar a terra que ficou em cima das folhas ao plantar, utilize um pincel macio.

8- Utilize pedriscos ou cacos de telha sobre a terra, assim a umidade se mantém por mais tempo.

9- Nunca utilize areia da praia! A quantidade de sal mata as suculentas.

10- As suculentas são excelentes presentes, e muitas pessoas já as utilizam como lembrancinhas de casamento ou aniversários. É uma ótima pedida!

Equipe Flora Morumby