Plantas tem o poder de tornar qualquer projeto de design de interiores, de paisagismo ou mesmo aquele canto esquecido da casa, ambientes vivos e harmoniosos. Detalhes como pequenos vasos com plantas artificiais, ervas aromáticas ou até mesmo árvores frutíferas transformam todo o ambiente. Dependem apenas do espaço disponível no ambiente, incidência de luminosidade e do tempo que você possui para a manutenção.

Aliás, para quem tem pouco tempo disponível as melhores opções de vaso sem dúvida são os auto-irrigaveis, escrevemos sobre eles aqui.

Viver em pequenos espaços é a escolha de muitos atualmente, pequenos apartamentos, flats, lofts, kitnets. A praticidade de um ambiente funcional que não exige grande manutenção é o que melhor atende a uma geração que valoriza muito as experiências vividas e liberdade sem perder o conforto e relaxamento que o lar proporciona.

A riqueza mora nos detalhes

E é justamente para moradores de pequenos ambientes que querem fazer deles um lar ou pessoas modernas que querem inovar nos pequenos detalhes que uma solução ecológica e divertida surgiu, os vasos magnéticos.

Desenvolvidos com materiais recicláveis e leves, os vasos magnéticos são pequenos e podem ser encontrados em diversas formas e cores. Graças a uma placa magnética acoplada, os vasos podem ser afixados em qualquer superfície metálica. Geladeira, janela, mesas, grades, podem ser o seu novo espaço verde ou base para organizar seus materiais pequenos de uso frequente. Além de cultivo os vasos magnéticos podem ser utilizados como organizadores inteligentes.

Outro detalhe os vasos podem ser combinados entre sí. Você pode deixar sua imaginação fluir com composições diferentes todos os dias se desejar. O que faz toda diferença é a possibilidade de reinventar os arranjos dentro dos espaços, tornando assim um objeto de decoração interativo e ecofriendly.

Dentro de escritórios e áreas de trabalho o vaso magnético também pode ser utilizado como organizador, sendo suporte para canetas, lápis e pequenos objetos de uso diário. Basta uma placa metálica ser afixada em estrutura plana que tudo o que você mais precisa pode estar a sua disposição.

Mesmo que seu espaço disponível seja muito pequeno, sempre existirá uma parede disponível para um toque de vida e cor

O que cultivar

  • Suculentas

São pequenas e com muito charme, as suculentas tem sido muito escolhidas para decoração pela diversidade de formatos e cores disponíveis, em contraponto, exigem poucos cuidados no cultivo.

  • Ervas aromáticas

Salsa, cebolinha, hortelã pimenta são algumas opções também de fácil cultivo que além e poderem ser utilizadas como temperos no preparo de pratos perfumam o ambiente e trazem frescor.

  • Violetas

Flores pequenas de textura delicada e folhas aveludadas redondas, para quem gosta de flores as violetas podem ser uma das escolhas mais certeiras. Existem várias cores, todas muito vivas, o que oferece um leque de possibilidades para se brincar com as composições de cores de vasos, flores e ambiente.

  • Lança de São Jorge

São folhagens verticais em formato cilíndricos, se adapta muito bem a ambientes internos, sendo perfeita para apartamentos. Muito resistentes exigem poucos cuidados no cultivo e a irrigação pode ser feita uma vez a cada duas semanas.

  • Mini Cacto

O mini cacto, diferente de outras espécies da família, pode viver muito bem com pouco sol e irrigação porém os espinhos não deixam nada a desejar e podem ferir a pele. A manutenção se resume a rega uma vez por semana e revitalização do substrato assim que observar que o crescimento da planta estacionou.

Equipe Flora Morumby