Quando decidimos tratar o solo para o cultivo de qualquer tipo de plantas e flores, sempre surge aquela dúvida de qual adubo utilizar para se ter o melhor resultado, o orgânico ou o inorgânico?

Pois bem, essa dúvida assombra pessoas que são inexperientes e até mesmo as mais experientes, já que muitas vezes podem estar utilizando um adubo que não seja o ideal para aquela situação. O certo é que a terra sempre precisa de uma ”ajudinha” para se ter um cultivo mais correto, oferecendo nutrientes ao solo e suprindo possíveis faltas que ele venha a ter.

Adubo Inorgânico ou fertilizante

Primeiramente vamos falar do adubo inorgânico, que gera certa dúvida em relação ao nome, já que também é conhecido como fertilizante, ou fertilizante químico. O certo é que sua função é ajudar no desenvolvimento ideal das plantas, da mesma forma que o orgânico, porém sendo produzido com matérias primas diferentes. O Adubo inorgânico ou fertilizante é feito através de extração de minerais, sua base é formada por fósforo, potássio, nitrogênio entre outros aditivos essenciais para garantir a correta nutrição das plantas.

Com a utilização dos adubos inorgânicos, a absorção dos nutrientes necessários pelas plantas acontece de maneira mais rápida, garantindo um desenvolvimento mais acelerado, além de oferecer indicações exatas para entender a rela quantidade que deve ser aplicado em cada uma das situações e plantas em questão. Existem também fertilizantes específicos para determinadas flores por exemplo, como o Fertilizante de Orquídeas que é muito indicado para o cultivo dessas belas flores, além do Fertilizante para violetas, que garante a saúde e a durabilidade da floração de ambas.

Adubo Orgânico

O adubo orgânico é composto pelo acumulo de materiais orgânicos como fezes de animais (aves, equinos, bovinos, suínos, etc.), mix de vegetais (restos de plantas, casas de arroz, pedações de árvores, folhas, etc.) além de restos de cocos e farinhas de ossos!

A aplicação é realizada no trato da terra, aplicando diretamente na mesma e a deixando homogênea para que a liberação de nutrientes aconteça gradativamente com a decomposição do adubo.

O adubo orgânico é mais natural, e por este motivo é mais comum e costuma ser mais indicado por se tratar de um processo não químico, além fornecer a terra a capacidade de aumentar o armazenamento de água e de proteger mais a planta devido ao tratamento direto ao solo, fortalecendo e evitando a contaminação com doenças e pragas.

Um caso a se considerar na adubação orgânica, é sempre utilizar adubos com procedência e em lojas especializadas, já que adubos sem qualidade podem oferecer o risco de contaminação do solo devido a agentes infecciosos que poderão existir na composição do mesmo.

O que vale na utilização de adubos orgânicos e inorgânicos é saber a dosagem correta para cada situação, já que o excesso pode prejudicar o solo e ter efeito inverso ao esperado, bem como a falta pode não surtir efeito, procure ler as instruções, pesquise e adube corretamente suas plantas.

Agora que você já está preparada(o) para cultivar corretamente suas plantas e entender quais adubos utilizar para cada situação, que tal escolher o vaso ideal para embelezar ainda mais sua casa com muito verde e sofisticação!?

Equipe FloraMorumby