Você provavelmente já ouviu alguém falar que colocar pedras no fundo do vaso faz bem para as plantas, mas será que isso é verdade? Alguns clientes nossos ficam em dúvida se isso realmente funciona, ou se é aquela famosa “história para boi dormir” – fiquem tranquilos, iremos esclarecer tudinho nesse post:

Antes de tudo, que pedras são essas?

Também conhecidas como pedras de drenagem, as britas são muito utilizadas no paisagismo. Elas são as primeiras pedras a serem colocadas em montagens de jardins: geralmente coloca-se uma camada abaixo da manta de bidim, depois vem a areia com terra adubada e em seguida o plantio das mudas, garantindo a qualidade do serviço.

Colocar pedras no fundo do vaso funciona?

Sim! As pedras facilitam o escoamento de água do vaso, evitando que a terra fique encharcada, o que eliminará o risco de aparecimento de pragas e fungos que possam provocar o apodrecimento das raízes.

Além disso, elas também servem para levar oxigênio para as raízes (afinal, esse elemento é essencial!). Ao colocá-las no fundo, o ar entra pelo furo de drenagem próprio do vaso, passa pelas pedras e alcança o local necessário.

Você sabia que as plantas morrem mais devido ao excesso de água que pela sua falta? Se a quantidade de h2o é muito alta, a plantinha ficará fraca por não conseguir trocar gases com o ambiente (a famosa fotossíntese), ou absorver nutrientes.

Eu preciso colocar pedras no fundo mesmo se meu vaso tiver furo de drenagem?
A maioria dos vasos possuem um buraco para drenagem em casos de excesso de regas, todavia, a água irá passar com mais dificuldade pela terra, que irá retê-la. Lembre-se que a terra só escorre nos pontos em que há contato de terra com ar, e a função das pedras é justamente aumentar e otimizar o contato do ar com a terra molhada, fazendo assim, o ar entrar com maior facilidade no substrato – dessa forma o excesso de água escorrerá melhor.

E se eu colocar menos água no vaso? Já não adianta?

Por mais que essa “solução” pareça ser simples, ela não é efetiva. A água colocada não é eficiente só no momento em que é regada, seus componentes serão necessários ao longo das próximas horas e dias para a planta, que irá absorvê-la e armazená-la. Portanto, é preciso deixar que todo fluído se escorra – o buraquinho está lá por um motivo!

Agora que você já sabe como fazer suas plantas se manterem (e crescerem) fortes e saudáveis, só falta escolher um vaso que combine com o seu ambiente. No site da Flora Morumby você encontra opções de todos os tamanhos, e o principal: para todos os gostos.

Os de cumbuca, por exemplo, estão super em alta e combinam com locais de decoração mais minimalistas. Eles funcionam tanto em ambientes externos quanto internos, e possuem uma tecnologia que oferece aos produtos alta durabilidade e resistência.

Corre dar uma olhadinha e não deixe de nos contatar se tiver alguma dúvida. Até o próximo post!

Equipe Flora Morumby