Verdade seja dita: a maioria dos vasos de plantas são escolhidos pelas suas aparências.

Na cabeça de muitos, o que importa é que eles estejam de acordo com a decoração, que combinem com o modelo do jardim ou com os móveis (nos casos das plantas que ficam dentro de casa), e por causa disso, um fator muito importante é deixado de lado: o tipo de material.

No post de hoje falaremos um pouco mais sobre alguns tipos de materiais de vaso e qual escolher de acordo com as suas necessidades, bora lá?

Passo-a-passo: como escolher o material certo

A enorme variedade disponível no mercado dificulta na hora de encontrar o vaso ideal, são tantas opções (cerâmica, cimento, madeira, fibra de coco, plástico, polietileno, entre outras) que é natural que fiquemos com dúvidas e indecisões. A primeira coisa que deve ser feita é pensar na espécie que será plantada – pesquise suas principais características, como o tamanho, comprimento do caule e da raiz, e a necessidade de água por dia. Depois, defina o tamanho que o vaso deverá ter, a partir disso você poderá optar pelo que se adequar mais (e que agradar o seu gosto estético).

Materiais de vasos para plantas em áreas externas

As plantas cultivadas em áreas externas possuem um “banquete” de luz solar, ar e umidade, porém, elas também estão sujeitas à tomarem chuva, ventos fortes ou sofrerem com o calor excessivo. Por esse motivo, profissionais da área do paisagismo recomendam o uso de vasos mais resistentes, como de madeira (de alta qualidade), cimento, fibra de vidro ou cerâmica. Materiais como plástico e metal correm o risco de não suportarem os fatores climáticos e se desgastarem com o tempo.

#DicaFloraMorumby: a cerâmica e o barro são os melhores materiais de vasos para plantas que consomem muita água.

Você também vai gostar de: Pedras no fundo do vaso, sim ou não?

Materiais de vasos para plantas dentro de casa

Aqui os principais fatores são o equilíbrio (não tem como colocar uma planta grande em um vaso pequeno, e vice-versa) e o visual, o material não irá interferir muito. Por isso, prefira modelos mais decorativos e que saiam do senso comum, como os da linha Artstone, que unem sofisticação com simplicidade.

Já ouviu falar em vasos magnéticos?

Ele torna qualquer cômodo mais alegre e diferente. Os imãs em sua estrutura permitem que o objeto seja colocado em geladeiras, mesas, bancadas e escritórios. A melhor parte é que a sua queda é praticamente impossível devido à resistência do magnetismo.

Vaso reciclável pode?

No caso das plantas que ficarão dentro de casa, isso não será um problema, pois além de ser uma alternativa sustentável, é um acessório decorativo e criativo para o lar.

Vasos autoirrigáveis

São práticos e facilitam o plantio. Cada um possui seu próprio sistema de auto irrigação, que é composto por cordões que funcionam como uma espécie de raiz artificial. Esses tipos de vasos também contam com um reservatório de água acoplado que garante a umidade para a terra por dias, até mesmo semanas sem regar.

Qual material você vai escolher para cultivar as suas plantas? Conta pra gente nos comentários! Lembrando que você encontra todos os tipos de vasos no site da Flora Morumby. Até a próxima.