Só quem tem uma horta pode dizer o quanto é satisfatório preparar um prato com os temperinhos que você mesma cultivou. Muitas das nossas leitoras possuem a vontade de criar a sua dentro de casa, mas ficam com o pé atrás pela questão do espaço e por não saberem os cuidados necessários para o cantinho.

Estamos aqui para incentivá-las e dizer que: é possível, sim senhoras e senhores, colher temperos e hortaliças no seu lar! Vem saber como:

Primeiro passo – escolhendo o lugar

Muitas pessoas pensam que para ter uma horta é preciso de um espaço amplo, mas isso não é verdade. Se a sua casa é pequena, opte por plantas dentro de pás para cereal (além de tudo, servem de decoração para janelas) ou jardineiras – utilize-as para cultivar temperos como alecrim, sálvia, cebolinha, capuchinha, manjericão e bálsamo.

Antes de plantar as sementes na pá ou em qualquer outro local, faça um furo no fundo para a água ser drenada, evitando o encharcamento.

Quais mudas plantar?

Selecionamos algumas espécies que serão interessantes para a sua horta:

Salsinha

Um dos temperos mais benéficos para a saúde deve ter sua semente plantada 30 centímetros abaixo da superfície para que as suas raízes se desenvolvam.

#DicaFloraMorumby: agilize o processo de germinação deixando as sementes de molho na água um dia antes de serem plantadas.

Cuidados especiais: deixe o solo sempre bem irrigado e faça adubações em uma determinada frequência. É possível colher a salsinha cerca de 3 meses depois do seu plantio.

Hortelã

A planta é ótima para a produção de chá e sucos, ajudando na melhoria da digestão e no alívio de gripes e resfriados. Seu plantio pode ser feito tanto por mudas, quanto por sementes, dependendo da espécie. Cultive a hortelã em locais livres de ventos muito fortes.

Cuidados especiais: solo adubado e irrigado é sempre bem-vindo. Além disso, controle o surgimento de ervas daninhas, ficando sempre atento. O colhimento pode ser realizado pela haste, cortando-a em cima do primeiro par de folhinhas.

Tomate cereja

Suas saladas nunca serão as mesmas depois de uma horta com tomatinhos cereja!

Cuidados especiais: a melhor época para desenvolver a espécie é durante o início da primavera. É possível colhê-los após 60 dias de plantio.

Se você tem filhos, saiba que eles se encantarão com o processo de desenvolvimento das plantinhas, tornando o processo de consumo mais prazeroso (ou seja, nada daquelas frescuras com alimentos verdes)!

Além das opções citadas acima, considere também: cebolinha, alecrim, manjericão, alface, couve, batata, brócolis, agrião, cenoura, morango e beterraba – sempre levando em conta o espaço disponível, é claro.

Rega

Não seja uma mãe/pai desnaturado e regue as plantas e sementes todos os dias (mas com cautela, nada de inundá-las).

Iluminação

As mudas precisam de quatro horas de Sol diárias para se desenvolverem, pense nisso na hora de escolher o local da horta.

Adubagem

A melhor parte de ter uma horta em casa é que você terá a certeza de que estará se alimentando de alimentos orgânicos. Para isso, faça um adubo natural. Algumas sugestões:

– húmus de minhoca

– torta de mamona (é tóxica para crianças e bichinhos, atenção)

– torta de nim

O Adubo Forth é uma opção mais prática e fácil de ser utilizada, clique aqui e confira o produto.

Agora não tem mais desculpa para criar o seu cantinho verde, não é mesmo? Caso tenha alguma dúvida, conte com a ajuda da Flora Morumby!

Equipe FloraMorumby