Cultivar flores em vasos pode ser uma atividade terapêutica. Tudo começa longe da terra ainda na observação dos espaços de luz disponíveis no ambiente para que as plantas possam se desenvolver bem, passa pela floricultura preferida para a escolha de vasos, compra de substrato, confere se tem todos os materiais necessários para o cultivo e finalmente vem a escolha das espécies que irão colorir e alegrar seus dias. Cultivar flores em vasos pode ser uma atividade terapêutica. Tudo começa longe da terra ainda na observação dos espaços de luz disponíveis no ambiente para que as plantas possam se desenvolver bem, passa pela floricultura preferida para a escolha de vasos, compra de substrato, confere se tem todos os materiais necessários para o cultivo e finalmente vem a escolha das espécies que irão colorir e alegrar seus dias.

Algumas espécies  são perfeitas para cultivo dentro de casas ou apartamentos, flores em vasos crescem perfeitamente  sem demandar muito esforço do jardineiro. Confira nossa seleção de 4 espécies que vão te encantar.

Onze-horas

flores em vasos

Nome popular onze-horas

Categoria: suculentas

Ordem: Caryophyllales

Família: Portulacaceae

Gênero: Portulaca

Entre as suculentas é a de floração mais abundante, com mais de cem espécies a onze-horas foi muito popular no Brasil cerca de vinte a trinta anos atrás e agora volta tímida para as jardineiras. Com pétalas translúcidas e coloridas as flores se abrem pontualmente nos horários de maior incidência solar, vindo daí o nome popular. Seu ciclo de vida é anual e pode nesse meio tempo serem retiradas mudas já pensando no replantio.

É perfeita para quem quer cultivar flores em vasos, principalmente em jardins rochosos, com solo composto de terra e areia em partes iguais, ela adora ambientes com alto incidência solar e rega de duas a três vezes na semana, demanda adubagem orgânica a cada três meses.

Violeta africana

flores em vasos

Nome popular: Violeta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Lamiares

Família: Gesneriaceae

Gênero: Saintpaulia

Todo parapeito de janela merece um vaso de violetas para florescer nela. Descoberta na Tanzania em 1892 o exemplar de pequenas de folhas arredondadas e aveludadas pode encantar qualquer ambiente. São mais de cem espécies comercializadas atualmente, variando de cores vibrantes a suaves.

Apesar de uma planta delicada a violeta é resistente e de fácil cultivo, a meia sombra, com terra bem drenável, regas diárias suficientes apenas para manter a terra úmida e substrato rico em matéria orgânica. A multiplicação das plantas é muito simples, sendo divertida até para crianças realizarem, um pequeno potinho com terra e uma folha, com a base enterrada na terra e pronto.

Gérbera

flores em vasos

Nome popular: Gebra; Margarida-da-áfrica; margarida-do-transvaal

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Asterales

Família: Asteraceae

Gênero: Gerbera

As Gerberas são flores deslumbrantes, de hastes longas e flores em formato estrelado, semelhantes ao girassol e margarida. As espécies cultivadas hoje são hibridas, diferente das primeiras vindas da Africa do Sul. Levam atmosfera festiva qualquer ambiente que estejam, graças à suas cores vibrantes.

Para o cultivo de canteiros e vasos é essencial utilizar substrato arenoso rico em composto orgânico e manter em ambiente rico em iluminação solar, mesmo que indireta. O plantio pode ser feito através de sementes ou até mesmo pequenas mudas, e assim que apresentarem os primeiros botões deve receber uma dose extra de composto orgânico para florescer com mais vitalidade. O vaso deve sempre estar bem drenado, para evitar apodrecimento e doenças.

Crisântemo

flores em vasos

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Asterales

Família: Asteraceae

Gênero: Chrysanthemum

Quem deseja cultivar flores em vasos não deve deixar que o crisântemo passe despercebido, “a flor de ouro”. Originária da China acabou se tornando símbolo do país, era considerado sinal de grande sorte, nobreza e longevidade, sendo tão valorosa que a representação do trono do imperador era o “Trono do Crisântemo”.

Seu cultivo é simples, se desenvolve bem em ambientes quentes e úmidos com alta luminosidade mas sol indireto e floresce durante o inverno, quando os dias são mais curtos.

Existem mais flores para você escolher e isso apresentaremos nos próximos posts, acompanhe e nos conte quais as suas preferidas flores em vasos.

Equipe Flora Morumby