Ter um jardim parece ser simples no começo: plantas novas, gramas verdes e aparadas, tudo organizado e novinho. Mas é preciso ter em mente de que ele, assim como todas as partes da casa, precisa de cuidados. No post de hoje vamos mostrar 6 medidas para manter o seu espaço sempre lindo e cheio de vida.

Cuidando do jardim

Se você não possui o conhecimento básico para cuidar de um jardim, não precisa entrar em pânico, aqui vão alguns fatores que devem ser levados em consideração:

Adubo

Muitas pessoas esquecem que um jardim bonito é um jardim bem cuidado! O adubo é o elemento principal para garantir que as plantas fiquem saudáveis e fortes. Utilize alimentos e compostos orgânicos (como restos de papéis picados e pó de café) para criar o seu. Também invista na técnica de replantio, reutilizando sementes e mudas do próprio jardim, dessa forma ele ficará sempre belo e completo, e o melhor: você não vai precisar comprar nada novo!

Limpeza

Não é só a casa que precisa ser limpada regularmente! Escolha um dia da semana para limpar os galhos, folhas caídas e qualquer outro resíduo que não faça parte do jardim. Criar esse costume irá melhorar a sua estética, evitar o surgimento de pragas e insetos, e dar um respiro para os canteiros. Invista em rastelos e sopradores para facilitar a limpeza.

Grama sempre aparada, por favor!

Corte o gramado para ficar longe daquele visual de “jardim abandonado”. A altura ideal varia de 5 a 9 centímetros, então evite deixá-lo muito baixo. Se não couber um jardineiro no seu orçamento, um cortador de gramas é bem vindo.

Regue

O melhor horário para regar as plantas é pela manhã, pois quando são regadas no meio do dia, a água evapora rapidamente, não dando tempo para se hidratarem o suficiente. O contrário acontece durante a noite, quando não há calor para absorver a água, isso faz com que elas fiquem muito tempo molhadas, podendo levar à provocação de algumas doenças. Se equipe de um bom regador, se ainda não tiver o seu, recomendamos o de 6 litros, que por possuir uma capacidade maior, vai evitar que você fique indo e voltando buscar água.

Conheça as suas plantas

Você provavelmente escolheu as plantas que mais combinam com o seu tipo de jardim, certo? Depois disso, é preciso observar onde o Sol bate, onde há sombra e quanto espaço as flores ou mudas de árvores vão precisar para crescer.

Vasos

Mantenha os pratinhos dos vasos com areia, isso irá impedir que haja o acúmulo de água na região. Se quiser ter menos trabalho, opte pelos modelos autoirrigáveis.

Você também vai gostar de: pedras no fundo do vaso, sim ou não?

Tudo muito simples, não é? O segredo do sucesso é saber adicionar todos esses itens à sua rotina. Caso você seja uma pessoa esquecida, considere colocar lembretes no celular para a realização das tarefas! Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Equipe FloraMorumby