A moda do jardim vertical chegou há alguns anos atrás, e quem pensava que ela seria passageira estava completamente enganado. Mas quais são as plantas ideais para esse estilo de jardim? Como escolher a que mais se adequa ao ambiente? Isso é o que vamos tratar hoje e responder as principais dúvidas na hora de escolher as plantas para jardins verticais.

Os jardins verticais se tornaram comuns em todos os lugares devido a facilidade de manutenção e poder de influenciar qualquer designer que possui, antes o que eram apenas paredes hoje se tornam lindos “quadros” verdes que transformam qualquer ambiente em um local agradável e ao mesmo tempo delicado.

Podendo ser construído tanto em ambientes residenciais como em ambientes profissionais como consultórios, escritórios e até mesmo em bares e restaurantes, eles se tornaram moda e hoje embelezam diversos locais aos quais frequentamos, e isso naturalmente gera curiosidade sobre o assunto e como ter o seu.

Por oferecer a oportunidade de ser tanto interno como externo, os números de opções de espécies de plantas para jardins verticais são muitas e a dúvida ocorre naturalmente na hora de escolher e montar o seu.

Vamos começar com as plantas que não precisam de muito sol e que aceitem ambientes internos, dessa forma são indicadas para escritórios, consultórios e jardins internos para residências, confira.

Samambaias

As samambaias já são velhas conhecidas por todos os adoradores de plantas e jardins. Volumosas e cheias de verde preenchem o espaço com sua longa folhagem enchendo de vida todo o espaço de um jardim vertical, muito indicada para ambientes internos e externos a samambaia pode chegar a um metro de altura.

Véu de noiva

Volumosa e de pequenas flores arroxeadas a véu de noiva é ideal para jardins verticais devido a sua facilidade de cultivo e formato. Da família das Commelinacea e cientificamente chamada de Gibasis pelúcida a véu de noiva é uma das mais belas plantas e de fácil adaptação para jardins verticais.

Aspargo Ornamentais / Pendentes

Com muito verde e pequenas folhagens os aspargos ornamentais como são popularmente conhecidos ou como aspargos pendentes são ótimas plantas para embelezar um jardim vertical.

Jiboia verde ou Era do diabo

Com folhas pequenas e largas a Era do diabo ou Jiboia verde como são popularmente conhecidas são plantas excepcionais para se adaptar a jardins verticais, suas raízes pequenas não prejudicam os suportes e esteticamente aparentam uma grande cascata de folhas. Quando em conjunto com outras plantas dão destaque devido a sua bela folhagem.

Para ambientes mais ensolarados o ideal é a utilização das seguintes espécies:

Colar de pérolas

Também conhecidas como Rosário e Pérola verde, essa planta da família das Asteraceae, são naturais da África. Possuem inúmeras e pequenas bolinhas verdes que caem em cascata sobre o jardim vertical.

Flor de Canhota

Essa flor originalmente da Oceania e conhecida como Scaevola que significa “Canhoto” em latim. Possuem cores vivas e formato adequado para jardins verticais e sem dúvida ela será o destaque do seu cantinho verde oferecendo cores vivas dando ainda mais destaque.

Barba de serpente

Originaria da Ásia e comum no Japão a Barba de serpente que também é conhecida como Ophiopogon jaburan possui folhagem fina e comprida e é ideal para jardins verticais externos.

Com essas opções o seu jardim vertical ficará lindo e dará todo o verde e destaque que sua casa ou seu ambiente de trabalho merece.

Blog Flora Morumby