A maioria dos jardins que nos deparamos hoje em dia possuem inspiração em 5 modelos clássicos que marcaram a história do mundo. Tendo em vista a influência de cada um deles, a Flora Morumby resolveu fazer um resumão para te ajudar a pegar referências e escolher o que mais tem a ver com a sua casa:

Jardim Clássico

Uma herança da época do renascimento, caracterizado pela separação de espaço (formação de caminhos), formas geométricas e simetria. Por esse motivo, o principal tipo de planta é aquele que permite a podação, como as coníferas. Em casas e locais mais incrementados, esse tipo de paisagismo se utiliza de elementos como escadarias, estátuas e fonte, e possuem um amplo espaço.

Está pensando em projetar um jardim clássico na sua casa? Avalie o terreno antes, ele deve ser plano e de preferência retangular. 

Jardim Inglês

Sabe a simetria que citamos lá em cima? Quando falamos de jardim inglês, é preciso esquecer dela! Esse jardim tem uma personalidade mais livre e orgânica. Parece que ele foi construído aos poucos, que alguém só foi plantando o que gostava até chegar no resultado final (que sempre é muito belo), mas por trás dele teve algum paisagista que planejou cada detalhe com muito cuidado.

Se for em um jardim e ele tiver um espelho d’água, as chances dele ser inglês são muito altas!

Jardim árido

Possui um estilo mais rochoso, com plantas provenientes do clima árido e seco (por isso este nome). Para montar um, opte por cactos, suculentas, espécies xerófitas e principalmente por pedras. Os gramados são muitas vezes dispensados ou não complementares.

#Curiosidade: muitas clínicas de estética e tratamentos corporais estão apostando no jardim árido. Que tal planejar um para a sua? 

Jardim tropical

Feito para você se sentir em uma verdadeira floresta tropical (nada mais Brasil que isso, não é mesmo?). O destaque fica para a vegetação nativa – agaves, palmeiras, bromélias, plantas aquáticas, samambaias. O gramado é essencial para a sua formação. Se tiver uma área com piscina dentro da sua casa, saiba que o jardim tropical é ideal para ela, aproveite para combinar com móveis e cachepots de madeira.

Jardim japonês

Muitos viraram atração aqui no Brasil devido ao seu belíssimo cenário para fotos. O objetivo é transmitir espiritualidade e paz através de uma estética impecável, formada por pedras, água, acessórios de jardim e, claro, plantas orientais.

5 coisas que não podem faltar no seu jardim oriental:

– Cerejeira ornamental, conhecida por ser a flor da felicidade.

– Lanternas de pedra, para criar pontos de luz que ajudem a clarear a mente.

– Lago, que mesmo que pequeno, deve estar presente como símbolo de prosperidade e fertilidade.

– Ponte, por ser um clássico desse modelo de jardim e representar o amadurecimento e o autoconhecimento.

– Bambu, que geralmente serve para direcionar o crescimento de outras plantas, que devem se curvar em direção ao lago.

E aí, qual tipo é mais a sua cara? Responde nos comentários! Ah, se você estiver montando o seu jardim, não esqueça de contar com a ajuda da Flora Morumby, em nosso site você encontra desde acessórios de jardinagem até materiais para plantio. Beijos e até o próximo post.

Equipe FloraMorumby