Ter um bonsai saudável é uma tarefa que muitos podem ter dificuldade em executá-la, já que existem algumas técnicas muito importantes para fazer com que isso ocorra. Realizar a rega adequada, poda, tempo de luz e local correto são só alguns fatores que podemos destacar. Conheça agora algumas técnicas para fazer corretamente a manutenção do seu bonsai e transformá-lo em uma árvore bela e saudável.

Localização

O bonsai deverá ficar em local que não tenha contato direto com o sol e que permita a circulação de ar fresco, é importante destacar que se por ventura ocorrer a queda de ramos ou descoloração o bonsai provavelmente não estará em local favorável e deverá ser removido e disposto a um novo local!

Podar

A poda é um dos principais fatores para se ter um bonsai saudável, além da situação de que a construção de um bonsai passa diretamente pela poda.
Para que isso ocorra e de forma saudável, você deve cortar todos os ramos doentes.

Aramar

Na técnica de aramar o seu bonsai você deve verificar constantemente, já que ele pode cortar o tronco ou outras partes onde tenha contato. Vale destacar que cada espécie de arvore exige uma forma diferente de se aramar, e na hora da retirada do arame verifique se a arvore já sustenta a posição desejada, se caso não, volte a executar o procedimento e aguarde até que ela se mantenha na posição ideal.

Fertilizante e inseticidas

Fertilizantes são essenciais para manter a saúde dos bonsais, já que agregam nutrientes específicos para cada uma das árvores.
Aqui na FloraMorumby você encontra um fertilizante próprio para bonsais, vale a pena conferir!
É recomendado também que você utilize um inseticida específico para manter seu bonsai saudável, já que ele pode sofrer ataques de insetos e pragas como qualquer outra planta.

Poda das raízes

A poda das raízes deve ser realizada todos os anos e deverá retirar cerca de um terço do tamanho, ela dará mais força para a árvore crescer e deve ser realizada na primavera já que é a época onde elas ganharam mais força.

Renovar o envasamento

O envasamento serve para dar mais espaço de crescimento ao bonsai e deverá ser realizado a cada dois anos. Neste processo você poderá aproveitar para misturar o fertilizante específico de bonsai em uma nova terra mantendo o mesmo vaso, dando ainda mais nutrientes e fortalecendo a árvore.

Regar

A rega é o principal meio para se garantir a saúde de um bonsai já que a principal causa de morte de um bonsai é a falta de água. Uma dica aqui é sempre manter o mesmo horário para regá-los.
As estações pedem diferentes regas para os bonsais, o correto é que no inverno você deverá regar um pouco menos, enquanto na primavera, verão e outono a rega deverá ser diária.
O correto é verificar a humidade da terra diariamente, destacando que a terra deve ser bem molhada, caso note que está somente húmida, rege novamente a árvore e lembre-se de retirar toda a água acumulada em recipientes abaixo do vaso.

Ter um bonsai saudável não é uma tarefa simples, já que eles exigem técnicas e tempo para garantir o correto cultivo dessas lindas e pequenas árvores.

Equipe Flora Morumby