Orquídeas são tão amadas ao redor do mundo que possuem um dos maiores números de cultivadores que se autodenominam fãs da espécie. Natural de zonas tropicais, elas também existem por quase todo o mundo.

Existem aproximadamente mais de 50 mil espécies de orquídeas entre as encontradas na natureza selvagem e criadas em laboratórios. No brasil estimasse que hajam mais de 3600 espécies, o que oferece um grande leque de espécies para os cultivadores destas lindas Orchidaceae.

Mas qual é o melhor ambiente para cultivá-las? Elas preferem vasos ou fixação em outras plantas e árvores? Confira agora algumas dicas para ter sucesso no cultivo dessas lindas plantas e veja o que é necessário para mantê-las sempre lindas e floridas dentro do seu jardim.

Escolhendo a sua orquídea

O mais importante de se citar antes de tudo, é que orquídeas devem ser adquiridas de lojas especializadas em plantas e jardinagem, orquidófilos e produtores, ou seja, sempre de maneira “Lícita”, não as arrancando de forma alguma da natureza, já que essa ação tem imensas chances de levá-las a morte.

No memento de decidir qual espécie comprar, sempre leve em consideração as mais indicadas para sua região, já que o clima interfere e muito no seu desenvolvimento. Outro fator relevante caso queira ter sempre uma orquídea florida, é adquirir algumas delas em diferentes fases de floração, já que elas possuem a possibilidade de dar flores de 1 á 2x por ano.

Irrigação

Orquídeas não necessitam de pratinhos em caso de estarem em vasos, pois o acumulo de água pode acarretar no apodrecimento das raízes e consequentemente na morte da mesma. O correto é regá-las 2 vezes por semana, podendo ter a necessidade de regar mais vezes caso o calor esteja muito intenso, já que a evaporação pode secá-las. Sempre verifique o substrato para saber se existe a necessidade de rega.

Onde plantá-las

O ideal é colocá-las em vasos com furos laterais, xaxins de palmeiras e até mesmo fixá-las em árvores já que orquídeas são epífitas, crescem naturalmente presas em troncos, porém sem serem parasitas e utilizarem nutrientes das mesmas. Orquídeas também gostam de temperatura na casa dos 15° aos 20° graus célsius, necessitando de contato esporádico com o sol pois seu horário ideal para isso é por volta das 09 horas da manhã e após as 16 horas da tarde, tendo a preferência por locais com pouco vento, já que por serem delicadas o vendo pode causar danos a planta.

Outra dica importante é a adubação da planta, orquídeas tendem a ser mais saudáveis e por consequência florescer mais quando adubadas 1 vez por semana. Elas possuem adubos específicos que auxiliam a reposição de seus nutrientes e possibilitam um crescimento mais forte.

Não é à toa que essas plantas possuem tantos fãs por sua beleza. Seu cultivo não exige muito trabalho e suas flores são diferentes de acordo com cada espécie e variam de cor em cada uma delas.

Agora que você já sabe como cultivá-las corretamente, que tal se preparar e montar o seu cantinho com orquídeas na sua casa e no seu jardim!

Equipe Flora Morumby