Plantas voltaram a fazer parte da decoração e vida das casas. O cultivo em apartamento é uma forma de transformar os ambientes tornando-os mais agradáveis e aconchegantes graças ao bem estar que causam. As plantas podem auxiliar na diminuição do stress auxiliando também na melhora da saúde mental dos moradores, estar em contato direto com plantas durante o processo de recuperação pode reduzir níveis de ansiedade e stress.

O cultivo de plantas em apartamento auxilia na melhoria da respiração, deixa o ar mais úmido e auxiliam no processo de cura de doenças. É possível cultivar diversas espécies, desde as comestíveis, como a salsa, até folhagens nativas para decoração como palmeiras e samambaias ou flores como a sofisticada orquídea.

Entre outras opções de cultivo estão as suculentas, plantas aromáticas, flores e hortícolas. Algumas árvores frutíferas como macieiras e laranjas japonesas também podem ser cultivadas em vasos, na mesma técnica de bonsais e formar um lindo pomar interno comestível.

cultivo em apartamento

Quais plantas são ideais para o cultivo em apartamento?

  • Jibóias

Prática e colorida essa planta rasteira consegue se adaptar a todos os ambientes em que é cultivada. Necessita de poucas horas de incidência solar e é ótima para promover a purificação do ar. É uma excelente escolha para ambientes com cozinha estilo americano ou flats, onde ela pode escalar as paredes e separar os ambientes com suas folhagens.

  • Orquídeas

Consideradas plantas requintadas, suas flores são muito utilizadas em decorações de jardins ou em arranjos internos, em composição com outras plantas ou mesmo sozinhas. Podem ser encontradas diversas espécies no mercado, desde as mini-orquídeas com suas pequenas e delicadas flores até as maiores como as orquídeas gigantes. As principais espécies para cultivo em apartamento são a orquídea borboleta e a phalaenopsis.

  • Begônias

Você busca por cor? As begônias são ótimas opções, demandam poucos cuidados e possuem uma cartela de cores muito variada, ideais para todos os tipos de ambientes. Possuem grande resistência, mesmo em ambientes fechados, por naturalmente não gostar de vento e calor excessivo.

  • Palmeiras Arecas

Essa espécie de palmeira é mais frequentemente cultivada em áreas externas, como jardins e áreas de sol, por ser de rápido crescimento e modelagem. As de pequeno porte podem ser agrupadas para compor o ambiente e mantidas através de podas ou quando o ambiente permite, podem chegar a até dez metros de altura. Para o cultivo em apartamentos o ideal é a utilização de vasos e manutenção constante da altura desejada com podas regulares, desde que recebam boa quantidade de sol durante o dia crescerão de forma abundante.

  • Bambu da sorte

Símbolo de boa sorte quando presenteada, o bambu da sorte demanda cuidados simples como troca de água semanal e incidência solar diária indireta. Cultivada em vasos, formam lindos arranjos para bancadas e mesas. A planta é resistente e tem longa duração se bem cultivada. Traz para qualquer ambiente ar exótico e oriental com simplicidade e sofisticação.

Antes de escolher as plantas para seu apartamento leve sempre em consideração a quantidade de sol em cada ambiente, a ventilação natural, temperatura média durante o ano e principalmente o tempo disponível para a manutenção dos vasos e jardineiras. As melhores opções serão sempre as que se encaixem perfeitamente com o seu cotidiano e layout do ambiente.

Equipe Flora Morumby